CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de junho de 2017

Agentes Comunitários de Saúde de Natal passam por capacitação em cuidados às pessoas com hanseníase

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (28), no auditório da UNIFACEX, mais uma capacitação para os servidores. Desta vez, os agentes comunitários de saúde de oito Unidades de Saúde da Família participaram de uma qualificação sobre cuidados às pessoas com hanseníase.

A ideia é resgatar as atribuições da atenção básica sobre os cuidados com pacientes que tenham contraído a doença, assim como qualificar a busca ativo dos casos, diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.

As USFs Cidade Praia, Parque das Dunas, Panatis, Santarém, Planície das Mangueiras, Felipe Camarão II e Guarapes, além da Unidade Mista Felipe Camarão, foram selecionadas para participar da capacitação por apresentarem um maior índice de pessoas detectados com a doença. No próximo dia 5 de julho (quinta-feira) será a vez dos médicos e enfermeiros dessas mesmas unidades participarem do evento.

HANSENÍASE

Conhecida antigamente como lepras, a hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registros há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. É uma enfermidade que tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28 mil casos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA