CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de outubro de 2018

Campanha Outubro Rosa leva ações de saúde ao Partage Shopping em Mossoró

Por Ascom Cosems-RN

Em mais uma ação da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (20) uma mobilização no Partage Shopping Mossoró. Foram oferecidos serviços de saúde gratuitos para a mulher, orientações a respeito do autoexame, encaminhamentos para mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e atualização das vacinas influenza, HPV, tríplice viral, tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) e dT.

A coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Suiann Costa ressaltou a importância dessas ações em locais de grande circulação de pessoas. “No mês de conscientização intensificamos as ações de saúde e procuramos locais onde transita muita gente para fazer com que essa informação e os serviços cheguem a um número cada vez maior de pessoas”, explicou.

O autoexame foi demonstrado em manequins com a orientação de médicos ginecologistas, além disso, uma equipe da Prefeitura realizou testes grátis de HIV, sífilis e hepatite. Essa ação de saúde já permitiu que as pessoas atendidas saíssem com encaminhamento da mamografia. “O município tem oferta suficiente de mamografia, somente neste mês de outubro foram disponibilizadas 1200 exames para ser utilizados durante as ações da campanha”, frisou a coordenadora.

Em tratamento de câncer, a aposentada, Evângela Maria foi uma das  aproveitaram os serviços da ação. Ela ainda fez questão de levar a irmã Joseneide Oliveira.  “Essa é uma oportunidade muito importante, para as pessoas aproveitarem que estão passeando pelo shopping e poder fazer esses exames, se vacinar e ainda receber orientação médica. Eu sou paciente, e trouxe a minha irmã para se prevenir. A doença não espera, então a gente tem que se cuidar”, comentou.

Ainda na programação da Campanha Outubro Rosa, neste domingo (21), a partir das 16 horas na Avenida Rio Branco acontece a Caminhada das Vitoriosas. Além da atividade física, serão oferecidos serviços e orientações de saúde, além de aulão de Fit Dance.

ASSESSORIA DE IMPRENSA