CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de outubro de 2018

Capacitação para membros das Comissões de Saúde e Segurança da SMS Natal elabora plano de trabalho

Por Ascom Cosems-RN

Durante o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em parceria com a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), organizou o curso de capacitação para membros das Comissões de Saúde e Segurança do Servidor da SMS/Natal (COSSSEN’s). O curso começou no primeiro dia do mês e terminou nesta quarta-feira (17), tendo como finalidade melhorar a qualidade de vida e segurança do servidor durante sua rotina de trabalho.

No seu último dia, o curso teve como tema a Construção do Plano de Trabalho, que foi ministrado pela Escola de Saúde e ocorreu na Universidade Potiguar (UNP). Houve palestras e oficinas sobre como lidar com as dificuldades que surgem na rotina de trabalho. A proposta era que cada grupo formado identificasse situações que influenciassem negativamente a saúde do servidor, e em seguida propor soluções sobre o problema.  

“O projeto atendeu todas as nossas expectativas apesar de nem todos poderem vir por conta do trabalho, afinal a secretaria não pode parar de funcionar. E quando a capacitação acabar vamos acompanhar como vai ser a atuação dessas comissões”. afirma Elisângela Franco, professora na Escola de Saúde da UFRN.

A capacitação contou ainda com a parceria do Departamento de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (DGTES) e do Núcleo de Saúde do Trabalhador do SUS (NSTS). A duração foi de 64 horas, sendo 30 horas à distância e 34 horas presenciais.

“O curso foi bastante produtivo. Hoje foi um dia dedicado a construções dos planos de trabalho que é o planejamento de todas as ações que as comissões vão realizar, a partir da sua realidade local, ou seja, da sua realidade do serviço de saúde aonde os membros estão vinculados. O próximo passo será uma reunião local, depois desse documento concluído, para que haja a validação desse plano de trabalho e os encaminhamentos. Vamos definir nossos parceiros numa pauta para dar resolutividade aos problemas detectados nessa plano”, destacou a assistente social do NSTS/SMS, Eleonora Barreto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA