CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 21 de maio de 2018

CAPS Infantil realiza manhã cultural em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial em Mossoró

Por Ascom Cosems-RN

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró, celebrou nesta sexta-feira (18) o dia Nacional da Luta Antimanicomial com ações de saúde, atividades culturais e recreativas às crianças e seus familiares. O objetivo do evento é destacar a importância sobre tratar sem preconceito e liberdade, evitando, por exemplo, internações.

O Secretário de Saúde do Município, Benjamin Bento, acompanhado da Gerente Executiva de Saúde, Joaniza Vale, participou do momento e reforçou o apoio à luta dos profissionais do CAPSi. “É motivo de satisfação participar desse momento e poder comprovar que a relação entre pacientes, pais e profissionais está positivada. Ficamos felizes pela atuação que o CAPSi vem mantendo junto à comunidade”, declarou o Secretário.

A diretora do CAPSi, Ana Leine, destaca que o dia de hoje foi pensado também para mostrar que quem sofre com transtornos mentais é um cidadão como qualquer outro. “Este cidadão existe e como tal tem suas necessidades sociais, educacionais e de saúde, que precisam ser vistas e não merecem ficar invisíveis”, pontua Ana Leine.

O pequeno Joalison Kaylan, morador do bairro Promorar, entrou com 2 anos na Unidade e hoje já tem 6. Lidiana Martins, mãe de Joalison, afima que acompanhou melhoras significativas nele durante os 4 anos que vem frequentando no CAPSi. “Ele melhorou bastante, começou a falar aqui no CAPSi. Estou muito feliz pelos avanços dele”, declara.

CAPSi

O CAPSi atende média 200 pacientes por mês, sendo crianças e adolescentes da faixa etária de 03 aos 18 anos com transtornos mentais graves como autismo, psicoses, neuroses graves, esquizofrenia, depressão, hiperatividade grave (TDAH) e deficiência mental. O CAPSi conta com o suporte de uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicóloga, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, assiste social, pedagogo, educador físico e enfermeiro, funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para receber os atendimentos do CAPSi é necessário solicitar uma ficha de referência da Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentar cartão do SUS, 01 foto 3×4, xerox da certidão de nascimento e declaração da escola. Mais informações ou esclarecimento de dúvidas ligue 3315-5172.