CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de julho de 2018

CEREST Regional Natal participa de Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

Por Ascom Cosems-RN


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional Natal participou, na última semana, do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública (A3P) – Região Nordeste promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, a SEMURB, o IFRN,  Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – ONU Meio Ambiente, proferido pela consultora do Projeto de Cooperação Técnica Ministério do Meio Ambiente,  Maria do Carmo Barêa Coutinho Ferreira.   

O curso faz parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. O Programa Federal é de adesão voluntária, criado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, e se destinava as três esferas de governo: federal, estadual e municipal, bem como aos três poderes da república: executivo, legislativo e judiciário. A A3P visa estimular gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades de rotina. 

Dentre os principais objetivos, a Agenda Ambiental propõe reduzir gastos institucionais através do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, e gerir adequadamente os resíduos gerados nas instituições. O principal desafio desse Programa é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, integrando agenda de crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável, por meio de princípios e práticas socioambientais. Além disso, o curso teve como foco o fortalecimento da Gestão Municipal sob o ponto de vista ambiental. 

Segundo a diretora do CEREST Regional Natal, Emília Margareth, que participou do curso, “um dos pontos principais do curso foi a abordagem sobre a QVT  (Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho),  no trato da preocupação com o bem-estar e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas atividades laborais, mostrando a importância nos aspectos físicos, ambientais e psicológicos do local de trabalho”. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA