CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de outubro de 2017

Dia D da Campanha Antirrábica atinge mais de 11 mil animais em Parnamirim

Por Ascom Cosems-RN

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou no último sábado (07) o Dia D da campanha e vacinação antirrábica. A ação foi um sucesso no município e contou com a participação de 11.232 animais, sendo 9.164 cães e 2.068 gatos. A campanha que começou no dia 15 de agosto, segue até o dia 18 de outubro. Desde o início da ação o município já vacinou 15.953 animais, um total de 56% da meta total da cidade.

A vacinação antirrábica é aplicada para combater a transmissão da Raiva. A doença é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados.  A enfermidade é fatal, por essa razão a imunização é fundamental. A recomendação é vacinar animais a partir de 2 meses de idade.

O diretor do Centro de Zoonoses, Josivan Gomes, explicou que a vacina precisa ser reforçada anualmente “O animal que tomar a primeira dose precisa repetir a imunização após 30 dias. Depois desse período ele precisa reforçar a vacina todos os anos”, afirmou.

As famílias que não conseguiram levar os animais para a vacinação no sábado podem comparecer ao centro de zoonoses com os bichinhos para receberem a imunização. As casas com mais de três animais  podem agendar a visita do zoonoses para que a vacina seja aplicada em suas casas. O agendamento pode ser feito através do contato: 3644-8186.

ASSESSORIA DE IMPRENSA