CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de outubro de 2018

 Distrito Sanitário Oeste promove oficina da linha de sobrepeso e obesidade em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Nesta terça-feira (30), pela manhã, ocorreu uma oficina sobre a linha de sobrepeso e obesidade do Distrito Sanitário Oeste. Essa linha de cuidado foi criada em 2014 com o objetivo de oficializar e especializar o cuidado aos obesos, já que a demanda de cirurgias bariátricas havia aumentado consideravelmente na época. A oficina, que aconteceu no auditório do Suvag, teve a intenção de discutir como esses atendimentos estavam sendo realizados atualmente.  

O público alvo foram os funcionários de saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Departamento de Atenção especializada (DAE). Ao todo, compareceram cerca de 30 pessoas para a oficina. Durante o evento foram feitas apresentações sobre o funcionamento da policlínica e da Política de Atenção Básica. Além disso, houve dinâmicas relacionadas à saúde e obesidade.  

Os servidores discutiram como estão os pacientes, que diretrizes devem ser tomadas, os cuidados necessários com os que procuram fazer cirurgia bariátrica e os cuidados que devem ser tomados para que o paciente não ganhe peso após a cirurgia e queira fazer uma segunda cirurgia. Cuidados esses que envolvem acompanhamento psiquiátrico e uma seleção de que o paciente está de fato preparado. 

A oficina também teve o objetivo de, a partir da discussão sobre os atendimentos, decidir o fluxograma que será seguido futuramente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA