4 de fevereiro de 2019 Hospital Municipal de Natal realizou mais de 500 mil atendimentos em 2018
Por Ascom Cosems-RN


O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Navarro (HMN), localizado na Rua Joaquim Manoel, em Petrópolis, completou três anos de funcionamento e conta com atendimento de urgência e emergência com pronto atendimento adulto regulado 24h, pronto socorro Infantil e ortopédico com atendimento diferenciado das 7h à meia noite. Durante o ano de 2018 foram realizados 511.299 atendimentos, entre internações, consultas e procedimentos hospitalares. 

De acordo com os usuários, o Hospital Municipal de Natal é bem localizado, o atendimento é satisfatório e tem uma excelente ambiência. Essa é razão da grande procura pelos serviços oferecidos. 

O usuário Diogo Brito disse que sempre procura o HMN quando precisa e gosta do atendimento. “Sempre venho aqui porque gosto do atendimento. Fui na ortopedia e o atendimento foi rápido”.   

“Gostei do Hospital e fui muito bem atendida”, afirmou outra paciente de ortopedia, Flávia Gomes. Já Gilma Simplício, procurou o Hospital para a filha e afirmou que que gostou muito do atendimento. Anny  Kaiuza, trouxe a filha para o atendimento pediátrico no pronto socorro infantil Dra. Sandra Celeste. “Gosto do atendimento e da localização, porque atende as minhas expectativas. Minha filha sempre foi bem atendida aqui”. 

Durante o ano passado, o hospital realizou um total de 107.291 consultas, sendo 40.592 pediátricas, 43.497 adultas e 23.202 ortopédicas. O ano também foi marcado por avanços como a porta regulada no Pronto Socorro Adulto (PSA), aquisição de equipamentos hospitalares; reforma do Centro Cirúrgico, manutenção da sala de preparo, melhora do processamento de dados do laboratório que passou a ser digitalizado, entre outros. 

Os procedimentos somaram 404.008, sendo 101.957 administrações de medicamentos; 5.418 eletrocardiogramas; 65.504 raios x; 183.200 exames laboratoriais; 825 trocas de gessos; 32.035 nebulizações; 1.044 retirada de pontos; 277 drenagens de abscessos; 247 suturas; 338 lavagens gástricas; 30 cateterismos vesicais; e, 13.133 imobilizações, entre outros procedimentos hospitalares. 

O Hospital Municipal de Natal conta com 80 leitos de retaguarda, sendo dez de terapia intensiva, seis de saúde mental, 10 pediatria clínica, 34 de clínica médica e 20 de clínica cirúrgica. O HMN dispõe ainda do Pronto Socorro adulto com demanda aberta nas Rocas.  

A Unidade Hospitalar ainda dispõe de sala de administração, recepção, sala de atendimento, reanimação, três salas no bloco cirúrgico, farmácia, laboratório de análise e bioquímica, serviço de nutrição e dietética, fisioterapia, psicologia, exames de imagem (raio x e USG), serviço social, Núcleo de Saúde Coletiva, Núcleo Interno de Regulação, central de material e esterilização, refeitório, hotelaria (manutenção, serviço de higienização, rouparia, recepção, portaria, almoxarifado), necrotério, subestação de energia com grupo gerador, e prontos atendimentos de urgência e emergência. 

IMPRENSA SMS NATAL