30 de outubro de 2018 Macaíba: Vilar recebe ação da campanha Outubro Rosa
Por Ascom Cosems-RN

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação de conscientização da campanha Outubro Rosa, na Estratégia de Saúde da Família do Vilar, na manhã desta terça-feira (30). A iniciativa está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município.

Moradoras e moradores da comunidade participaram do evento, que contou com uma palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, sendo enfatizada a importância do autoexame para identificação da doença. Solicitações de mamografias, exames preventivos e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C também foram disponibilizados para a população durante a ação de saúde.

A moradora Maria Cristiane da Costa, 40, uma das mulheres presentes, destacou a importância da atividade: “Acho muito importante porque a gente aprende como prevenir a doença. Sempre a equipe do posto tem essa preocupação de conscientizar a população”, disse. Arlene Dantas, representante do Grupo REVIVER, organização que trabalha com o objetivo de auxiliar mulheres na prevenção do câncer de mama,  participou da atividade concedendo um depoimento sobre como ela conseguiu superar o câncer.

“Descobri o câncer em 2012 através de um exame de rotina. Passei cinco anos tomando medicação e fiz quimioterapia. O câncer não escolhe cor, sexo, idade, se você é rico ou pobre. É preciso ter qualidade de vida, uma boa alimentação e praticar atividade física. É muito importante dar força a quem está fazendo o tratamento e fazer o exame”, afirmou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA