CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de abril de 2019

Natal: CAPS AD II Norte completa um ano de funcionamento na nova sede

Por Ascom Cosems-RN

Caracterizado como um serviço humanizado de inclusão, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD II Norte é uma Unidade Especializada no Tratamento de Dependência Química de Álcool e Outras Drogas, que atende por demanda espontânea ou encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde ou instituições parceiras  da rede, horário das 8h às 12h e das 13 às 17h, completou na última quarta-feira (3), um ano de funcionamento na nova sede na Avenida Rio Doce, Conjunto Santarém, Bairro Potengi e 15 anos do serviço de saúde mental, situada numa área de 200 mil habitantes.

O processo de recuperação da saúde é feito por uma equipe multiprofissional composta por clínico geral, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, educador social, arte-educador, assistente social, nutricionista, enfermeiro e técnico de enfermagem. Os profissionais têm apoio institucional para capacitação dos servidores periodicamente.

Segundo o administrador do CAPS AD Norte, Djairo Alves, a estrutura física possui 1000 m2 de área construída. É sede própria da SMS que foi investido um milhão e 500 mil, oriundo do Ministério da Saúde. Com o novo prédio a ambiência ficou mais adequada, ampliando as atividades grupais, melhorando a eficácia terapêutica.  Dados do serviço registraram 984 atendimentos em 2018.

De acordo com Djairo Alves, o usuário que procura o CAP AD II Norte passa pelo acolhimento, escuta qualificada, observa-se o perfil do usuário que pode ser drogadição abusiva ou moderada, a partir daí inicia-se o projeto terapêutico que pode ser na modalidade intensiva ou moderada, permanece o dia todo ou de dois a três dias na semana, durante o dia todo. “O tratamento é realizado com terapia de grupo ou individual, oficinas terapêuticas e medicamentoso. É um serviço de saúde mental bem aceito pela população de Natal”. Djairo citou o escritor, Câmara Cascudo que disse,“o melhor do Brasil são os brasileiros”, ele parafraseia  Cascudo “o melhor do Caps é a equipe que nela trabalha”.

A usuária do Caps AD II Norte, M.J.R.S que tinha o vício de crack, frequenta a unidade de saúde mental desde o antigo prédio,  explicou que no Caps se sente bem acolhida e que representa união, amizade. “O Caps é minha fortaleza”.

A equipe de profissionais conta com um diretor, um administrador, dois psiquiatras, dois psicólogos, um educador social,  um arte-educador, um assistente social, um farmacêutico, quatro técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos, uma cozinheira, um auxiliar de cozinha e três ASGs.

O Caps AD II Norte trabalha com Grupos de Xadrez; Psicoterapêutico – Saúde de Cidadania; de Família; Oficina de Musicalidade; Espaço Aberto (agendamento de tarefas no fim de semana); Operativo;  Antitabagismo; Feminino; Leituras Sóbrias; e, Processos Lúdicos de Prevenção e Cuidado.

Para a comemoração de aniversário os usuários foram convidados para passar a manhã no CAPS, onde houve um momento de confraternização desenvolvendo atividades alusivas à data.

A festa contou com atividades lúdicas, poesias, sorteios, brindes e participação do artista potiguar, Rodolfo Amaral. Durante o evento houve a apresentação do serviço realizado durante esse ano. Todos os 300 usuários admitidos no CAPS foram convidados para participar deste dia de festividade.

Francisco Jairo Alves, administrador do CAPS AD II Norte, reforçou a importância dessa comemoração, “Dessa forma criamos um empoderamento no usuário, enquanto o Caps sendo um lugar de memória deles, e de eles estarem em um serviço que foi desenvolvido para ele. Estar fazendo essa união entre usuário, servidor e sociedade, além do que ressaltar o que fazemos e o porque fazemos”.

IMPRENSA SMS NATAL