5 de julho de 2018 Natal: Departamento de Vigilância em Saúde promove Curso em Investigação de Campo
Por Ascom Cosems-RN


O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) está promovendo, na UNP da Floriano Peixoto, desde a terça-feira (3) até a sexta-feira (6), o Curso Básico em Investigação de Campo, que visa otimizar os trabalhos já realizados no controle de doenças em Natal. 

Atualmente, são três setores responsáveis por investigar possíveis surtos que ocorram na capital potiguar: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mais voltados para os casos de arboviroses; Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável por investigar os casos de doenças inusitadas ou compulsórias, como meningite; e o Plantão de Vigilância Sanitária, que investiga surtos alimentares e estabelecimentos que apresentem riscos sanitários. 

De acordo com Juliana Araújo, diretora do DVS, o curso tem como maior objetivo a integração entre os setores para gerar um melhor resultado. “Muitas vezes, os surtos precisam ser investigados em conjunto, para que possa trazer uma intervenção mais adequada, fazer um controle para evitar novos casos”, destacou. 

Voltado para os servidores que integram os setores responsáveis pela investigação de surtos em Natal, o curso foi ministrado por Alexandre Menezes, biólogo especialista em epidemiologia de campo e doutorando em saúde coletiva voltada para análise econômica da saúde, e José Alencar de Lima, médico veterinário, mestre em saúde coletiva e especialista em vigilância em saúde. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA