CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de dezembro de 2016

NATAL: Unidade de Saúde das Quintas desenvolve projeto voltado à saúde do homem

Por Ascom Cosems-RN

acao-na-usf-quintas-1

A campanha Novembro Azul, voltada para saúde integral do homem, se encerra oficialmente nesta quarta-feira (30), mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguirá com ações relativas ao cuidado à saúde da população masculina, como na Unidade de Saúde da Família Quintas (USF Quintas).

Diante do baixo comparecimento de homens na unidade, os servidores do local passaram a desenvolver, desde 2014, um projeto para atrair mais esse público. “Em dias normais, percebemos que os homens não vinham procurar atendimento na unidade. Então passamos a estender, pelo menos uma vez por mês, o nosso horário de atendimento até as 21h, pois assim os homens que trabalham durante o dia todo podem procurar nossa unidade”, afirmou Célia Regina, diretora da USF Quintas.

Durante os dias do projeto, os homens recebem orientações sobre hábitos de vida saudável, através de palestras sobre alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, DST e câncer de próstata. Além disso, também são distribuídos preservativos, realizadas aferições de pressão e testes rápidos de glicemia.

Devido ao Novembro Azul, essas ações foram intensificadas durante todo o mês e os resultados obtidos foram considerados satisfatórios. “Ontem (29) realizamos uma ação durante todo o dia. Recebemos uma grande quantidade de homens na unidade e conseguimos identificar dois casos de sífilis e um de HIV positivo, sendo que os homens não sabiam que tinham essas enfermidades. Isso mostra a importância desse tipo de ação”, disse Célia Regina.

ASSESSORIA DE IMPRENSA