CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de maio de 2018

Parnamirim: SESAD realiza fórum sobre atenção básica e saúde mental

Por Ascom Cosems-RN

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) realiza hoje (22) seu V Fórum de Fortalecimento da Intersetorialidade e Integralidade da Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial “Compartilhando o Cuidado”, no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

O fórum, voltado para a rede assistencial (saúde, educação e assistência social) terá palestras com a Doutora em Psicologia Aparecida França e o Psiquiatra Dr. Gleico Garcia, abordando doenças mentais, sua identificação e tratamentos disponíveis.

“A proposta do tratamento compartilhado consiste em envolver o paciente nas decisões clínicas, ouvi-los e saber exatamente quais cuidados ele necessita, interligando diversos serviços às condições específicas de saúde de cada usuário”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior Azevedo.

A gerente de saúde mental, Rita de Cássia, informou que o município de Parnamirim está de portas abertas para o atendimento aos pacientes que precisam de tratamento de saúde mental. Além de fazer uma busca ativa nos casos de denúncia feitos pela população, para a prestação do serviço.

“Hoje temos o Centro de Atenção Psicossocial voltado para crianças, transtornos mentais e estamos aderindo ao CAPS AD III, para oferecer um serviço específico, 24 horas por dia,  para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas”, disse a gerente de saúde mental, Rita de Cássia.

Nas edições anteriores, o fórum discutiu a intersetorialidade e o compartilhamento de cuidados em torno do projeto “Transformando Destinos”, que  fomenta e auxilia os executivos estadual e municipais na criação dos marcos jurídico-legais de políticas sobre drogas, com apoio do Ministério Público.

ASSESSORIA DE IMPRENSA