CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 13 de março de 2019

Pré-Conferências Distritais de Saúde serão realizadas em março em Natal

Por Ascom Cosems-RN

A Conferência Municipal de Saúde de Natal acontecerá nos dias 24 e 25 de abril. Mas antes, as pré-conferências irão ocorrer ao longo do mês de março em cada um dos cinco distritos sanitários de Natal. Elas têm o objetivo de discutir como está funcionando a Atenção Básica, fazer uma avaliação do funcionamento com base nos princípios do Sistema Único de Saúde e discutir desafios, com a finalidade de melhorar a saúde, além de indicar os representantes que participarão da Conferência Municipal de Saúde. 

As pré-conferências, assim como as conferências, são realizadas de 4 em 4 anos, sendo essa a oitava conferência de Natal. Esse ano o tema definido foi Democracia e Direito da Saúde, Consolidação dos Princípios e Diretrizes do SUS e Financiamento do SUS. Em Natal, foi acrescentado ao tema uma discussão sobre políticas da Atenção Básica. 

A primeira etapa, as pré-conferências, serão abertas ao público, podendo participar profissionais da saúde, usuários e gestores de forma que o debate tenha todos os pontos de vista. A partir disso, serão escolhidos de forma paritária, de modo a 50% serem usuários e os outros 50% trabalhadores e gestores, os delegados, por distrito que poderão participar da Conferência Municipal de Saúde. 

“É muito importante esse momento de participação para o SUS. Podermos fazer uma análise da saúde municipal, temos muito o que evoluir e é importante que a população possa contribuir com propostas que melhorem o Sistema Único de Saúde em Natal. Isso que esperamos da pré-conferência”, comenta Miranice Crives, coordenadora da 8ª Conferência Municipal de Saúde. 

Confira as datas das pré-conferências distritais: 

26/03 – Distrito Sanitário Norte II – Biblioteca Central da Zona Norte 

27/03 – Distrito Sanitário Leste – Auditório da Unifacex Imaculada Conceição 

28/03 – Distrito Sanitário Norte II – Biblioteca Central da Zona Norte 

29/03 – Distrito Sanitário Oeste  

03/04 – Distrito Sanitário Sul – Auditório da Escola de Enfermagem 

ASSESSORIA SMS NATAL