CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de abril de 2018

Prefeitura de Mossoró intensifica ações do Plano de Contingenciamento das Arboviroses

Por Ascom Cosems-RN

 

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) anunciou nesta sexta-feira (06), durante o Mossoró Mais Cidadã no Abolição IV, as ações de intensificação do Plano de Contingenciamento das Arboviroses que serão desenvolvidas na cidade. Esse plano tem como objetivo nortear todas as atividades de educação, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Durante os próximos dias a Saúde reforçará a assistência nos bairros da cidade que tiveram os maiores Índice de Infestação Predial (IIP) registrados pelo último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Cada bairro poderá contar com uma semana de trabalho árduo da Vigilância à Saúde.

O bairro Dix-Sept Rosado será o primeiro da cidade, a partir de segunda-feira (09) uma caravana de servidores da Saúde estará visitando escolas, unidades de saúde, Cras, espaços abertos, estabelecimentos privados, realizando caminhadas e blitz para despertar na comunidade a importância de se engajar na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

“Nós também estamos contando com o apoio da mídia mossoroense para ampliar nossa voz e levar essa mensagem ao maior número de pessoas possíveis. ”, destaca a diretora da Vigilância à Saúde, Iranilde Campos, reconhecendo a importância da visibilidade dessa ação de intensificação.

O trabalho está senso desenvolvido em conjunto com as secretarias de Saúde, Educação, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social. O foco maior dessa ação é a conscientização dos mossoroeses na prevenção e combate as arboviroses.

REFORÇO

1.       Dix-Sept Rosado (09 a 13 de Abril)
2.       Alagados (16 a 20 de Abril)
3.       Paredões (23 a 27 de Abril)
4.       Santo Antônio (30 de Abril a 04 de Maio)
5.       Pintos (07 a 11 de Maio)
6.       Alto de São Manoel (14 a 18 de Maio)
7.       Dom Jaime Câmara (21 a 25 de Maio)
8.       Bom Jardim (28 de Maio a 01 de Junho)
9.       Boa Vista (04 a 08 de Junho)
10.   Rincão (11 a 15 de Junho)
11.   Planalto 13 de Maio (18 a 22 de Junho)
12.   Sumaré (25 a 29 de Junho)

 

Ainda de acordo com Iranilde Campos, essa agenda nos bairros pode sofrer alteração a partir de junho, que é justamente quando o 2° LIRAa será divulgado. Estão previstos para acontecer quatro LIRAa no município durante este ano. Um já foi divulgado no mês de março e o segundo já tem data prevista, devendo acontecer no mês de junho.

META

A Vigilância à Saúde ultrapassou a meta de visitas domiciliares estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) durante o primeiro ciclo de 2018. O MS determina que 80% das residências domiciliares sejam visitadas pelos agentes de endemias, Mossoró ultrapassou esse número, chegando à marca de 85%. Ao longo do ano são realizados seis ciclos, sendo que um é realizado a cada dois meses.

ASSESSORIA DE IMPRENSA