17 de novembro de 2017 Reunião do Gabinete de Crise ​discute novas estratégias de combate às zoonoses
Por Ascom Cosems-RN

 

​Para discutir novas estratégias de combate às zoonoses, foi realizada nesta quinta-feira (16) mais um Gabinete de Crise, uma reunião quinzenal promovida pela Secretaria de Saúde no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)​ Sul, ​no bairro de Morro Branco. A cada reunião, o representante de algum dos cinco Distritos Sanitários da cidade presenta uma questão sobre a atual situação.

Na última reunião, foi apresentada a situação do Distrito Leste, que abarca bairros como as Rocas e Ribeira até Lagoa Seca e Tirol. Presentes na reunião estavam representantes dos outros distritos, assim como também de outras secretarias, além representantes de comunidades locais.

Segundo ​Úrsula​ Torres, gerente técnica do CCS, o Gabinete de Crise tem como intuito “fazer a interseccionalidade entre os ​D​istritos ​S​anitários e também entre as secretarias”. Isso porque o CCZ trata de casos epidêmicos e entomológicos de zoonoses, ou seja, doenças que são transmitidas ou têm sua origem em animais, podendo estes serem mamíferos, insetos (arboviroses) ou qualquer outro. Na reunião desta semana, por exemplo, foi apresentado como proceder quando se encontra um sagui morto, dado que este pode transmitir febre amarela.

Uma vez que estas doenças e suas prevenções envolvem questões fora do âmbito apenas do tratamento de saúde, é necessário sempre manter o diálogo com setores como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e órgãos como a CAERN. Foi constatado na reunião que o ano de 2017 teve uma diminuição de 30% nos focos de doenças, em relação a 2016​.​

ASSESSORIA DE IMPRENSA