19 de julho de 2018 Saúde reúne agentes para atualização sobre parto e aleitamento materno
Por Ascom Cosems-RN

Buscando a excelência no atendimento às gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) realiza hoje, quinta-feira (19) e amanhã, sexta (20), das 8h às 12h, uma atualização profissional para 336 agentes de saúde sobre procedimentos necessários ao parto e ao aleitamento materno.

De acordo com a enfermeira Kárcia Castro, gerente técnica da saúde da criança e do adolescente no município, a atualização tem o objetivo de aperfeiçoar o acompanhamento dedicado às gestantes, puérperas (mães no período de resguardo pós-parto) e recém-nascidos em Parnamirim.

“Essa atualização oferecida aos agentes de saúde teve início a partir de uma capacitação realizada já neste ano pela SESAD sobre parto humanizado. Ela esclarece dúvidas comuns à atuação destes profissionais, referente a temas ligados ao parto, puerpério e aleitamento materno”, disse a enfermeira Kárcia Castro.

A palestra ficou por conta da enfermeira obstetra Clarissa de Leon, que falou do aspecto legal do parto, com base nas diretrizes nacionais de assistência ao parto normal e nas orientações da Organização Mundial da Saúde a esse respeito (OMS), numa linguagem simples e aproximada ao dia-a-dia dos agentes de saúde.

A agente de saúde Diana Maria, que atua no bairro Santa Tereza, disse que é muito importante a atualização proposta pela SESAD ao trabalho destes profissionais. “Todos os dias nós fazemos visitas domiciliares às gestantes e também logo após o parto. Nas orientações, ouvimos muitas dúvidas, por isso é sempre importante se atualizar sobre os cuidados com a gravidez e o parto”, disse.

A programação de hoje (19) é para os agentes de saúde dos bairros Pium, Cajupiranga, Coophab, Liberdade, Primavera, Nova Esperança I e II, Vale do Sol, Santa Tereza, Pirangi do Norte, Jardim Planalto, Boa Esperança, Cohabinal, Centro, Santos Reis e Monte Castelo.

Amanhã (20), a atualização será retomada, sendo direcionada aos agentes de saúde dos bairros Rosa dos Ventos, Passagem de Areia I e II, Bela Parnamirim, Jockey Club, Parque de Exposição II, Nova Parnamirim, Emaús, Parque de Exposições I, Parque Industrial e Parque das Orquídeas.