CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de julho de 2018

Secretaria de Saúde de Mossoró continua cadastro de crianças com fenda palatina e lábio leporino

Por Ascom Cosems-RN

 

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, continua cadastrando crianças mossoroenses que nasceram com fissura no lábio ou fenda palatina. O gerenciamento do cadastro ocorre pelo setor de Saúde Bucal do Município, com os objetivos de identificar casos na cidade e ajudar na possível realização de cirurgia plástica corretora.

Os casos novos são identificados no nascimento, recebendo a atenção dos profissionais da Rede Básica de Saúde de Mossoró com orientações para a notificação no Município. Recentemente o Governo do Estado sancionou a Lei N° 10.402 de 10 de julho de 2018 que institui no âmbito estadual o Cadastro Único de Identificação das Pessoas com Fissura Labiopalatina, na qual as Unidades Hospitalares públicas e privadas devem encaminhar à Secretaria Estadual de Saúde, a cada semestre, todos os dados relativos aos casos de recém-nascidos com fissura labiopalatina.

O Município já vem mantendo esse trabalho cadastral e as informações que a Secretaria de Saúde de Mossoró dispunha, no começo deste ano, ajudaram muitas mães e pais a realizarem cirurgia plástica corretora em seus filhos durante a terceira edição da Operação Sorriso em Mossoró.

Os pais e responsáveis que têm crianças ou até mesmo os adultos com fissura labiopalatina devem informar, presencialmente ou por meio do telefone 3314-9152, a Saúde Bucal do Município para realização do cadastro: nome e filiação; cor e etnia; o tipo de fissura, se labial, do palato ou ambos; e endereço e telefone para contato.

A Saúde Bucal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no prédio da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, s/n, Aeroporto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA