CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de julho de 2016

Semana da Vigilância Sanitária de Natal terá programação especial

Por Ascom Cosems-RN

SMS terá programação especial para Semana da Vigilância Sanitária de Natal

Entre os dias 1º e 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a V Semana de Vigilância Sanitária de Natal, no anfiteatro do Parque das Dunas, no bairro do Tirol. A programação especial, desenvolvida pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), abordará o tema “A Vigilância Sanitária na perspectiva do SUS e da Sociedade”, com mesas temáticas, apresentação de experiências exitosas e momentos culturais.

O chefe da Vigilância Sanitária (Visa Natal), José Antônio de Moura, afirmou que o principal objetivo é mostrar e explicar à sociedade natalense que a Visa é parte integrante do SUS e os impactos diretos e indiretos das ações desenvolvidas diariamente pelo órgão no município, especialmente voltadas para a promoção à saúde e prevenção à doenças e agravos que possam comprometer a qualidade de vida da população.

Ele explicou que a abertura do evento será realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a partir das 15h, com a abordagem do tema principal. Às 20h, será apresentado o programa Grandes Temas da TVU, com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Visa natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Ministério Público.

Nos demais dias, as atividades serão desenvolvidas no anfiteatro do Parque das Dunas, sempre começando às 8h com contação de histórias por Daluzinha Avlis e à tarde, das 14h às 17h, a apresentação do projeto “Minha Horta”, experiências exitosas de Vigilância em Saúde e momento cultural na tenda montada especialmente pela SMS, a “Tenda da Visa”. No último dia, terá ainda momento de integração com dança circular.

A mesa temática a ser abordada no segundo dia será “A promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar: Avanços e Desafios”. No terceiro dia será feita mesa temática sobre “Os riscos da automedicação”. No quarto dia, “A importância da atividade física na promoção da saúde” e no quinto e último dia, “Desafios do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”. Todas contarão com a participação de representantes da SMS, Visa Natal e outros órgãos envolvidos.

ASCOM DA SMS NATAL