11 de dezembro de 2017 SESAD intensifica campanha contra a hanseníase em Parnamirim
Por Ascom Cosems-RN

Seguindo a orientação da gestão do Prefeito Rosano Taveira em sua linha de cuidar bem dos parnamirinenses, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) está intensificando hoje (11) a prevenção e o combate à hanseníase no município. Para isso, realiza uma parceria com a carreta itinerante Novartis, que ficará estacionada das 08h às 16h na Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de Monte Castelo. A meta da campanha é realizar duzentos atendimentos. Os exames, diagnósticos e medicamentos são gratuitos.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. João Albérico, houve aumento na incidência,  em alguns bairros de Parnamirim, de casos da hanseníase, que é uma doença crônica, infecctocontagiosa e que pode comprometer a pele e o sistema neurológico, levando à perda de sendibilidade que pode resultar em incapacidades físicas.

Em todo o município, foram diagnosticados 46 casos de Hanseníase de 2013 à 2017, sendo 7 em 2013, 15 em 2014, 7 em 2015, 11 em 2016 e 6 casos até novembro de 2017. “É preciso ficar alerta e fazer o exame preventivo o mais rápido possível. A hanseníase tem cura e o exame feito mais precocemente pode evitar as consequências mais graves da doença”, reforçou o Secretário de Saúde, João Albérico.

Sandra Silva, moradora do bairro Monte Castelo, aprovou a iniciativa. “Pretendo fazer minha consulta e saber mais sobre como prevenir essa doença. Vou avisar aos amigos e à minha família sobre esse mutirão da saúde”, disse a cidadã.

A carreta Novartis abriga seis consultórios para exames e tem à frente, o médico dermatologista Maurício Lisboa. “Esta ação já diagnosticou casos de hanseníase hoje,  através do exame dermatológico e neurológico, que é simples e rápido. Alguns pacientes já estão saindo daqui tendo iniciado o tratamento”, explicou o Dr. Maurício Lisboa.

De acordo com Isabele Albuquerque, coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESAF), uma equipe de 20 profissionais entre médicos e enfermeiros atendem nos consultórios da carreta Novartis. Para isso, eles receberam uma capacitação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) no último dia 30 de novembro.

REFORÇO

Aproveitando a movimentação intensa em torno da campanha de combate à hanseníase na UBS em Monte Castelo, a equipe do programa Consultório na Rua está reforçando o atendimento para testes rápidos de diagnóstico da HIV, Sífilis, Hepatite e AIDS. A enfermeira Andressa Borges e o Psicológo Jorge Freitas participam da ação.

“Estamos aproveitando o fluxo maior de pacientes para aumentar o número de atendimentos nos testes rápidos, aumentando a abrangência dos serviços de saúde à população”, encerrou a enfermeira Andressa Borges.

ASSESSORIA DE IMPRENSA