CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de outubro de 2018

SMS Natal em parceria com o Grupo Reviver promove mutirão de mamografia na Policlínica Zeca Passos

Por Ascom Cosems-RN

                                          
O mutirão de mamografias gratuitas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, segue desta vez, na Policlínica Zeca Passos, no Distrito Leste, localizado na Ribeira, iniciando ação, na manhã desta segunda-feira (29) e segue até quinta-feira (1º). 
 
O atendimento acontece durante todo o dia, onde 50 fichas de atendimento são disponibilizadas por dia, a partir das 7h, sendo 25 destinadas a atendimentos pela manhã, e as outras 25 para atendimentos à tarde. O resultado da mamografia é entregue 30 dias após a realização do exame. 
 
A ação tem tido retorno positivo das pacientes. “A realização do exame é muito importante porque estou prevenindo uma doença que posso correr o risco de ter mais tarde, além de ser gratuito”, afirma a dona de casa Maria de Fátima, 56 anos.  A funcionária pública, Weid Soares conta sobre sua primeira participação na ação. “Estou fazendo o exame pela primeira vez, tenho 52 anos e já deveria ter feito. Essa ação ajuda a quem não tem condições financeiras de pagar pelo exame”, explica.
 
A Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará na Unidade realizando mamografias gratuitas.  A demanda é aberta a mulheres a partir dos 50 anos de idade, que poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Já para as mulheres na faixa etária entre 40 a 49 anos, será necessário apresentar uma requisição médica, carteira de identidade, comprovante de residência e cartão SUS. 
 
mutirão de mamografias faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. “A realização dessa ação é muito importante para a campanha do Outubro Rosa. É importante também que as pacientes retornem para receber os resultados dos exames. Sempre entramos em contato para avisá-las. Quando a paciente vem receber o exame, já garantimos a consulta com o mastologista ”, afirma João Maria, gerente técnico da Policlínica Zeca Passos. 
 
A ação acontece durante todo o mês de outubro nos cinco distritos sanitários de Natal, com a intenção de realizar o máximo de exames possíveis.  Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizaram diversas atividades de promoção à saúde da mulher.
ASSESSORIA DE IMPRENSA