8 de Fevereiro de 2018 SMS Natal promove prévias carnavalescas nos serviços de saúde
Por Ascom Cosems-RN

Com a proximidade do Carnaval 2018, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando variadas atividades de promoção à saúde, voltadas a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS, em diversos serviços de saúde, envolvendo usuários, profissionais e comunidade,unindo ações educativas e diversão nas Prévias Carnavalescas.

As prévias carnavalescas da SMS tem o intuito de chamar a atenção da população sobre os riscos e agravos acerca das infecções sexualmente transmissíveis, com um trabalho de conscientização para o cuidado com a saúde.

As atividades contaram com caminhadas, distribuição de preservativos e de hipoclorito de sódioorientaçõesblitze, testes rápidos de HIV/Sífilis,testes glicêmicos e de Hepatite B e C, assim como, momento cultural, dança, circular, frevo, marchinha de carnaval e apresentações artísticas.

prévia da Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Negra aconteceu nesta quinta-feira (8), com o Projeto “Saúde na Praia” na Praça do Cruzeiro, Vila de Ponta Negra com abordagem educativa na prevenção não só das ISTs/AIDsmas também da leptospirose. Na sexta-feira (9), as ações são levadas à orla, com um arrastão carnavalesco do Morro do Careca até o Quiosque-10.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) II AD Norte realizou também nesta quinta (8), a prévia envolvendo usuários, familiares eprofissionais, o CarnaCAPS 2018, com a proposta na diversão do coletivo com apelo à saúde, prevenção, cidadania e sobriedade. Celebrou a folia de Momo, zumba atrações artísticas.

A USF Monte Líbano promoveu ainda na quinta (8), ação educativa na Rodoviária com distribuição de preservativos, testes glicêmicos, Hepatite B e C, testes rápidos HIV/ Sífilis.

A USF de Redinha realizou também nesta quinta (8), uma caminhada com distribuição de preservativos e orientações percorrendo as ruas próximasdo bairro até a casa de show Nana Banana.

A ação teve o objetivo de mobilizar a comunidade para prevenção e cuidados que devemos ter durante todos o ano, especialmente nesse período de festas canavalescas”, disse Arthur Peixoto, educador do Grupo Educação em Saúde, Distrito Sanitário Norte I e II.

A UBS de Candelária promoveu a prévia nesta terça-feira (6), com os Grupos “Cuidando de Quem Cuida” e “Dança Circular”, frevo, marchinha de carnaval.

Os festejos seguem na USF das Rocas nesta sexta-feira (9) com uma Blitz Carnavalesca pela orla até a Praia do Meio, onde terá distribuição de de preservativos e hipoclorito de sódio, panfletagem e orientações.

ASSESSORIA DE IMPRENSA