CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de dezembro de 2018

Unidade de Saúde de Ponta Negra promove encontros de Crescimento e Desenvolvimento Coletivo em Natal

Por Ascom Cosems-RN

O grupo de Crescimento e Desenvolvimento Coletivo, também conhecido como “CD Coletivo”, é um projeto da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta Negra, mas que está sendo realizado numa sala do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS) Ponta Negra enquanto a UBS encontra-se em reforma para melhor atender os usuários. Os encontros acontecem duas vezes por mês, dividindo em dois grupos com alvo entre crianças com até seis meses e crianças com mais de seis meses, a partir das 8 horas da manhã. 

O grupo tem cerca de três anos de atividade e conta com uma equipe multiprofissional. Esta equipe é composta por enfermeiras, médicas, técnicas em saúde bucal, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, entre outros. As mães que participam com as crianças no encontro são convidadas pelos agentes comunitários ou são orientadas e encaminhadas por funcionários da UBS Ponta Negra desde que elas estão realizando o pré-natal. 

Múcia Batista, enfermeira de USB Ponta Negra explica que “o local é interessante pois lá eles prestam outros tipos de serviço à sociedade. Serviços esses voltados para a assistência social, e, as vezes aquelas mães precisam desse tipo de atendimento e não sabem onde encontrar. Isso as favorece para resolver problemas como dificuldades com documentação ou problemas sociais”, e continua a explanar sobre o encontro mensal “lá nós temos orientações, higienização bucal, orientações sobre dieta da criança, prevenção de cárie, importância do aleitamento materno para a formação dentária e fortalecimento da musculatura, exames da criança, medição de perímetro cefálico, peso, estatura, verificamos a caderneta de vacinação das crianças, confere os níveis de vitamina A, às vezes tem convidados para fazer atividades extras”, finaliza a enfermeira que coordena os encontros. 

Dentre os temas trabalhados é priorizado abordagens sobre alimentação saudável, aleitamento materno, prevenção e vacinas, entre outros. Os temas sempre são repetidos para que novos componentes escutem sobre a importância destes assuntos. “O público só cresce, inicialmente o grupo era apenas para crianças com até seis meses de idade, hoje em dia foi criado o segundo grupo que recebe crianças maiores de seis meses exatamente pelas mães terem gostado do atendimento e se interessarem bastante em continuarem no CD Coletivo. Além disso, sempre nascem novas crianças e todas elas são muito bem-vindas no grupo.” destaca Múcia Batista. 

Neuma Lúcia de Oliveira, dentista da UBS Ponta Negra realça que “o diferencial do CD Coletivo é que ele normalmente é feito coletivamente e aqui ele é feio em conjunto. Isso me mostrou que em conjunto as mães conseguem um entendimento muito melhor dos assuntos, elas entendem que é um encontro de ações preventivas, e conseguem socializar melhor as informações entre elas. É importante pois os saberes são compartilhados nos encontros e fora deles e todo mundo sai ganhando. Na parte de saúde bucal, a qual eu sou responsável, eu consigo mostrá-las a relação do bom crescimento e desenvolvimento geral com o crescimento e desenvolvimento em saúde bucal.” 

A UBS Ponta Negra está localizada na Rua José Medeiros, s/n, Vila de Ponta Negra. Já o CRAS Ponta Negra encontra-se na Rua Antônio Mor, número 92, no bairro Vila de Ponta Negra.

ASSESSORIA DE IMPRENSA