CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de julho de 2018

Vacina contra poliomielite está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de Natal

Por Ascom Cosems-RN


Embora o último caso registrado no Brasil da poliomielite tenha sido em 1989, a vacinação contra a doença é a única forma eficaz de se prevenir a enfermidade. A vacina faz parte do Calendário Básico Nacional e pode ser encontrada de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde da capital potiguar. Devem ser imunizadas crianças a partir dos dois meses até menores de cinco anos. Ela é aplicada cinco vezes no total. As primeiras três doses são dadas, idealmente, aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê. O primeiro reforço é com um ano e três meses de idade e o segundo, entre quatro e cinco anos. 

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. 

A doença pode ser transmitida através da boca, em contato com material contaminado com fezes, além da transmissão via oral por gotículas expelidas quando uma pessoa contaminada fala, espirra ou tosse. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA