23 de outubro de 2017 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde tem início com presença do Cosems-RN
Por Ascom Cosems-RN

Com o tema central “Direito, Conquistas e Defesa de um SUS (Sistema Único de Saúde) Público de Qualidade”, a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hotel Praiamar, em Natal, e se configura na última etapa preparatória para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontecerá em Brasília, no final de novembro.

Sob a presidência do secretário estadual de saúde, doutor George Antunes, com a coordenação geral feita pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Francisco Batista Junior, a secretaria geral feita pela presidente do CES, Mayara Acipreste, a secretaria geral adjunta feita por Karla Maria Falcão Lima, e a relatoria por conta de Aldenisia Albuquerque e Sônia Fernandes; a 1ª CEVS acontece com um público estimado de 600 participantes. Dentre os participantes, 400 são delegados com direito a voz e voto; destes, 50% representam usuários do SUS, 25% os profissionais de saúde e 25% são de prestadores de serviços.

Os delegados foram eleitos nas etapas municipais e regionais das conferências que foram realizadas durante os meses de agosto  e setembro em todas as regiões do Estado. Além do doutor George Antunes, de Francisco Batista Júnior, Sônia Fernandes e Mayara Acipreste, também se fizeram presentes na cerimonia de abertura do evento: o secretario-geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) e gestor municipal de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, o representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Renato Barros, a representante do Ministério Público do RN (MPRN), a promotora Raquel Batista de Ataíde Fagundes, e o coordenador do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o professor Cipriano Maia de Vasconcelos.

Bastante objetivo em suas palavras, Jalmir Simões destacou: a organização do evento, a importância das discussões presentes na 1ª CEVS e a necessidade da integração entre vigilância em saúde e atenção básica para se evitar a assistência hospitalar. Simões também parabenizou todos os municípios e regiões que realizaram suas conferências abertas e defendeu que haja uma representatividade igualitária das oito regiões de saúde na CNVS.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia de atividades, a 1ª CEVS contou com a conferência magna “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de proteção e prevenção da saúde do povo brasileiro: fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde”, ministrada por Wladimir Nunes Pinheiro. Posteriormente, houve a leitura e aprovação do regulamento da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.

Confira a programação na íntegra: