CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de maio de 2018

CONASEMS lança Projeto Aedes na Mira

Por Ascom Cosems-RN

Face às epidemias cíclicas de dengue, chikungunya, zika e outras arboviroses, e diante da quantidade cada vez mais crescente de municípios infestados pelo Aedes aegypti, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), elaborou um projeto para o enfrentamento dessas doenças e principalmente no combate do seu vetor: o Aedes.

Assim, nasceu o projeto Aedes na Mira que tem como objeto, a disponibilização de capacitação para tutores e de ferramentas educacionais semipresenciais na modalidade de Educação à Distância (EAD) para gestores e profissionais de saúde dos municípios.

Para a execução desse projeto, o CONASEMS conta com o apoio financeiro do Ministério da Saúde, realizado por meio de convênio com a SVS e com as parcerias do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), e da Associação Brasileira de Profissionais de Entomologia de Campo (ProEpi).

Na ausência de vacina eficaz e tratamento específico, a luta contra essas arboviroses é uma luta da saúde pública de todo o país e exige dos diversos entes federados o desenvolvimento de estratégias e ações dirigidas ao seu enfrentamento.

A ocorrência de casos de grande transcendência, como a microcefalia e os óbitos decorridos das arboviroses, e o comportamento explosivo das referidas doenças reforçam a necessidade de preparação oportuna e resposta imediata por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) na prevenção, controle e manejo dos casos.

A melhor maneira de se combater as arboviroses – que sazonalmente ameaçam o país com epidemias que atingem centenas de milhares de pessoas – é por intermédio da difusão do conhecimento científico e prático de como enfrentá-las.

 

FERRAMENTAS

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social (IPADS) será responsável pela formulação e pelo desenvolvimento de três ferramentas de ensino que visam o fortalecimento da integração de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, na modalidade a distância (EAD), dirigidas aos gestores e aos profissionais de saúde de nível médio/elementar e superior para todos os municípios do Brasil.

Na modalidade presencial será oferecida uma capacitação dirigida à formação de tutores que apoiarão os alunos das ferramentas de EAD ofertadas de forma descentralizada nas cinco regiões do país.

A Associação Brasileira de Profissionais de Entomologia de Campo (ProEpi), por sua vez, desenvolverá duas ferramentas EAD autoinstrutivas: uma de Vigilância em Saúde Pública e outra de Entomologia Aplicada à Saúde Pública, que ficarão disponíveis, de forma permanente na internet, servindo de apoio aos profissionais de saúde e ao público em geral.

Caberá também à ProEpi a formulação de uma capacitação semipresencial de Entomologia Prática Aplicada à Saúde Pública, direcionada aos profissionais de saúde que serão referência no âmbito dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde nos Estados – COSEMS.

Confira o cronograma previsto:

PORTAL DO CONASEMS