26 de setembro de 2017 Cosems presente nas discussões da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde da Região Metropolitana de Natal
Por Ascom Cosems-RN

 

Gestores dos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba e Extremoz realizaram nesta terça-feira (26), no auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado no bairro Lagoa Nova, na capital potiguar, a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde da Região Metropolitana de Natal, com o intuito de consolidar dados visando a construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, Saudade Azevedo, conduziu a presidência dos trabalhos e destacou que  na Conferência os presentes teriam “uma oportunidade grande para debater e refletir sobre a atual situação do SUS, bem como as formas de melhorar os serviços que são oferecidos para a população”.

Já o representante do Cosems-RN e coordenador da 1ª Mesa Temática da Conferência, Jalmir Simões, frisou a possibilidade dos municípios se fortalecerem ao discutir ações de saúde nesse tipo de encontro. “Os municípios estão se unindo e se fortalecendo. Essas discussões geram uma integração muito forte no que podemos fazer para conseguir manter o SUS funcionando da melhor forma possível”.

 

A 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde da Região Metropolitana de Natal contou com a apresentação das propostas aprovadas nas Conferências Municipais realizadas em cada cidade integrante da sétima região de saúde, além de mesas temáticas e palestras sobre diversos temas. Confira a integra da programação: