CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de fevereiro de 2019

Cosems-RN inicia ciclo de reuniões ordinárias em 2019

Por Ascom Cosems-RN

Nesta quarta-feira (20) o Conselho de Secretarias Municipais do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou o acolhimento anual aos secretários municipais de saúde. O 226º encontro ordinário do Cosems-RN aconteceu no hotel Vila do Mar, em Natal, e reuniu mais de 330 participantes, sendo 99 secretários e 231 técnicos municipais.

O ponto alto do evento foi a realização da “XVI Mostra Brasil, aqui tem SUS” (confira AQUI) onde 87 experiências municipais retrataram o lado positivo do Sistema Único de Saúde no RN.  Adentrando na ordem do dia, foi apresentado as proposições do Cosems-RN para 2019. Logo após, ocorreram discussões em torno da oferta de serviços de órteses e próteses para 6ª região de saúde. O assunto foi levado à extrapauta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) devido sua complexidade e impasse nas discussões.

Nos informes gerais, foram pontuadas questões em torno dos prazos e providências para gestão municipal em 2019 (confira AQUI, bem como questões relativas ao Digi-SUS e sobre as Conferências de Saúde que deverão ser realizadas este ano nos níveis municipal, estadual e nacional. Sobre este último tema o Cosems solicitou que o Conselho Estadual de Saúde (CES) encaminhe lista de municípios que estejam com qualquer tipo de pendência para que o Conselho de Secretarias realize força tarefa junto aos conselhos municipais para sanar estas pendências, tornando os respectivos municípios aptos a realizarem suas conferências municipais.

Assessor técnico do Cosems-RN na parte da Assistência Farmacêutica, Kléber Lomonte comunicou os gestores sobre o fornecimento de insulinas (NPH e Regular, ambas de ação rápida) para os municípios via Ministério da Saúde. De acordo com Lomonte, apesar de instabilidade apresentada no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), estados e municípios poderão dispensar insumos de forma manual para que pacientes não sejam prejudicados.

A reunião ordinária da CIB foi realizada logo após a conclusão do encontro do Cosems.

 

Texto atualizado em 25 de fevereiro às 13h50.