CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de setembro de 2017

Cosems-RN realiza encontro ordinário mensal em setembro

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte realizou sua 212ª reunião ordinária nesta quarta-feira (20). O encontro, como de costume, iniciou a partir das 9 horas no Hotel Monza, na capital potiguar, localizado próximo ao túnel da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Após a verificação do quorum regimentar, leitura e aprovação da ata de agosto, os presentes iniciaram com as discussões da ordem do dia. O primeiro ponto a ser tratado foi sobre a atual situação dos instrumentos de gestão e as penalidades que os municípios estão passíveis devido a não alimentação destes [confira AQUI]. Posteriormente a presidente do Cosems-RN, Debora Costa, comunicou que a realização das oficinas do Canal Saúde/Fiocruz nas regiões de saúde do Estado acontecerão entre 16 a 25 de outubro e que a equipe técnica do Conselho elaborará um documento contendo toda a programação e público-alvo que participará da capacitação.

Por fim, na ordem do dia, o último ponto a ser discutido ficou a cargo de Edivomar Varelo, membro do corpo técnico da  Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que tratou sobre cirurgias eletivas (ARQUIVO 1, ARQUIVO 2 e ARQUIVO 3). Fruto das discussões, o sistema de envio das demandas relativas às cirurgias eletivas foi reaberto e os gestores municipais terão até 30 de setembro para enviarem suas demandas.

EXTRAPAUTA

Antes de adentrar nos informes, a mesa que conduziu os trabalhos acrescentou dois pontos de grande importância às discussões: polêmicas em torno da PEC 22/2011 (confira AQUI) e sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais farmacêuticos nas farmácias básicas do município que distribuam antibióticos e psicotrópicos.

INFORMES

Os informes foram iniciados com dados sobre a realização do I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e III Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares (confira AQUI) que acontecerá em Natal entre 12 e 14 de outubro.

A secretária municipal de saúde de Natal, Maria da Saudade Azevedo, abordou sobre a realização do I Fórum de Programação Pactuada e Integrada que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, nos dias 25 e 26 de outubro, das 08h às 17h, no Praiamar Hotel. No dia 25 o Fórum será direcionado aos municípios da I, III, V e VII regiões, já no dia 26 os municípios participantes serão os integrantes da II, IV, VI e VIII regiões. Para mais informações, os interessados em participar do evento deverão enviar e-mail para o endereço drac.sms2014@gmail.com.

Por fim, outros informes sobre: o Núcleo Estadual de Apoio Institucional do Ministério da Saúde no RN, a Campanha Nacional de Multivacinação, a Portaria 2.214/2017 que regulamenta a aplicação de recursos por programação para aquisição de Ambulância de Transporte Tipo A (confira AQUI), informativo sobre saúde do adolescente e Programa Saúde na Escola, e tecnologias ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); também constaram na pauta.

No caso de dúvidas, confira AQUI a íntegra das discussões levantadas durante a reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN e AQUI o álbum de fotos do encontro.