CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de agosto de 2019

Cosems-RN reúne diversos gestores municipais durante encontro de agosto

Por Ascom Cosems-RN

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou mais um encontro ordinário com gestores municipais do Estado. A 231ª reunião aconteceu nesta quarta-feira (21), no Hotel Monza, localizado no bairro Candelária, na capital Potiguar. Após verificação do quórum regimentar e aprovação com retificações da ata do mês de julho, foi apresentada experiência exitosa vinda do município de Passa e Fica, intitulada “Grupo Nutrir e Cuidar”, que faz parte da linha do cuidado para pacientes com problemas de peso, leia-se sobrepeso e obesidade. Para o mês de setembro ficou pactuado que gestores de Acari e Cerro Corá apresentarão experiências de seus municípios. 

 

A ordem do dia foi iniciada com discussões em torno da necessidade de aquisição de câmaras frias por parte de municípios potiguares visando o fortalecimento do Programa de Imunização no Estado do Rio Grande do Norte. Mediante explanação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) gestores mostraram a importância de um maior número de municípios norte-rio-grandenses serem contemplados com câmaras frias. A sugestão da Secretaria de Estado era que apenas 35 fosse contemplados.

Neste sentido, ficou pactuado a realização de um levantamento realizado pela Sesap com o intuito de se verificar as reais necessidades dos municípios. Uma comissão formada pelas secretárias Dailva Bezerra (São Paulo do Potengi) e Nataly Souza (Angicos), além do assessor técnico do Cosems na Assistência Farmacêutica, Kleber Lomonte), participarão de audiência na próxima segunda-feira (26), às 14h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública para discutir o tema.

Questões relativas ao Sarampo foram debatidas no final das discussões relativas à imunização. Representantes da Sesap informaram aos secretários que a Secretaria Estadual recebeu um reforço de 100.000 doses de tríplice viral.

OUTROS TEMAS

Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, deixou os gestores potiguares cientes do que foi debatido na Sesap, com o titular da pasta, Cipriano Maia, no último dia 13 de agosto. Durante o encontro, que também reuniu o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde, da Central Metropolitana de Regulação e do Ministério Público, foi apresentada uma nova organização em torno do processo de regulação no RN que terá início no próximo dia 1º de setembro.

A presidente Maria Eliza também abordou algumas sugestões sobre a realização do XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN, que acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro deste ano. A ordem do dia foi encerrada com debates em torno do novo cronograma do Digi-SUS. Pactuações em torno da definição das novas datas do Digi-SUS foram encaminhadas para reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ainda na tarde desta quarta-feira.

O enfrentamento à microcefalia também foi debatido nesta parte da reunião.

 

A 231ª reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte foi encerrada com informes sobre a situação da Rede Pessoa com Deficiência no RN; expansão do Programa Vida no Trânsito; situação dos CAPS nos municípios; capacitação sobre VISA e exposição comentada sobre a RDC/207/18 e sua aplicabilidade nos municípios; sobre o abastecimento de inseticida e coletas de pneus e sobre o Fórum Municipal de Humanização da Saúde que será realizado em 12 de setembro no município de Rio do Fogo. 

 

APRESENTAÇÕES

EXPOSIÇÃO COMENTADA SOBRE A RDC 207/2018 E SUA APLICABILIDADE NOS MUNICÍPIOS;

FÓRUM MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE;

SARAMPO;

CONSULTAS AGENDADAS HUOL NO 1º SEMESTRE DE 2019;

ENFRENTAMENTO À MICROCEFALIA;