15 de junho de 2018 Cosems-RN tem primeira reunião administrativa com novo titular da Sesap
Por Ascom Cosems-RN

Nesta quinta-feira (14) parte da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) esteve reunida com o novo titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), doutor Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho.

Formada pela presidente Debora Costa (São José do Seridó), pelas vices Maria Eliza (Doutor Severiano) e Dailva Bezerra (São Paulo do Potengi), e pelo secretário-geral Jalmir Simões (São Gonçalo do Amarante), a representação do Cosems-RN tratou com o novo gestor questões sobre: atenção básica, assistência farmacêutica, convênio relativo à educação permanente e parcerias entre o Cosems e Sesap.

“A manutenção da parceria com o Cosems-RN é de grande importância para a Sesap e para o Rio Grande do Norte, principalmente na luta pela regionalização da saúde”, destacou doutor Pedro Cavalcanti. O secretário adiantou que as competências janeiro e fevereiro de 2017 da assistência farmacêutica seriam pagas em breve e destacou que os maiores problemas do SUS no RN são referentes ao déficit de pessoal, Judicialização e financiamento.

Sobre a questão do convênio, que viabilizará a realização de cursos, a exemplo dos Diálogos Temáticos, o secretário estadual de saúde se comprometeu em dar grande atenção ao assunto. Por fim, os diretores do Cosems também cobraram ao gestor da Sesap a implantação de leitos de saúde mental no Hospital Regional Doutor Mariano Coelho, em Currais Novos.