CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de fevereiro de 2017

FNS repassa R$ 344,3 milhões para Assistência Farmacêutica

Por Ascom Cosems-RN

0608_Dinheiro.jpg

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu nesta segunda-feira (20), R$ 344,3 milhões para fundos de saúde e prestadores federais conveniados. Os recursos são destinados ao custeio do Programa de Aquisição de Medicamentos Excepcionais, Programa Farmácia Popular do Brasil e Expansão do Programa Farmácia Popular do Brasil. O bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica é constituído por três componentes: Básico, Estratégico e Especializado.

O Componente Básico destina-se à aquisição de medicamentos do elenco de Referência Nacional de Medicamentos e Insumos Complementares para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. O Componente Estratégico destina-se ao financiamento de ações de assistência farmacêutica e programas de saúde estratégicos. Por fim, o Componente Especializado é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde caracterizada pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

O detalhamento dos repasses pode ser consultado no www.fns.saude.gov.br, no menu Repasses do Dia. Mais informações na Central de Atendimento do FNS, através do 0800-644-8001.

PORTAL DO FNS