CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de agosto de 2017

FNS repassa R$ 852,9 milhões para PAB Variável e PMAQ

Por Ascom Cosems-RN

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu nesta sexta-feira (11) para fundos de saúde municipais e do Distrito Federal, R$ 852,9 milhões. Os recursos são destinados ao pagamento do Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável) e do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), ambos referentes a julho de 2017.

Os recursos do PAB Variável dependem do desempenho da gestão do município e do cumprimento de metas específicas. Os recursos do PAB Variável contemplam programas como Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde; Equipes de Consultórios na Rua; Equipes de Saúde da Família para Populações Ribeirinhas; Saúde Bucal; Núcleos de Apoio à Saúde da Família, entre outros.

Por sua vez, o PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos localmente. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O detalhamento dos repasses pode ser consultado no menu Repasses do Dia. Mais informações na Central de Atendimento do FNS, através do 0800 644 8001.

PORTAL DO FNS