CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de junho de 2017

Mostra apresenta experiências bem-sucedidas no SUS

Por Ascom Cosems-RN

A troca de experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) reúne, a partir dessa quarta-feira (29), em Brasília, mais de 2.500 profissionais do setor de saúde na 15ª Expoepi. Durante a mostra, que vai até sexta-feira (30), serão apresentados 782 trabalhos e experiências. Destes, serão premiados 45, entre os  mais bem-sucedidos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, participam da abertura do evento, nesta quarta-feira (28), às 19hs. A mostra irá difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, além de dar visibilidade às ações de vigilância em saúde.

A 15ª Expoepi foi definida como uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerá em novembro deste ano. Para isso, será realizado o painel “Elementos essenciais para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”, na quinta-feira (29). Conduzido pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Carvalho, o painel conta ainda com a palestra do Prof Eliseu Waldman da USP.

Outro destaque da mostra é o lançamento do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose que ocorrerá durante o painel “Enfrentamento da tuberculose: o que esperar para os próximos anos”, que também acontece na quinta-feira (29). Na sexta-feira, um dos destaques é o lançamento do evento “Uma análise da situação de saúde e da epidemia pelo vírus zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, no livro Saúde Brasil 2015-2016.

Ainda farão parte do evento, mesas redondas sobre temas relevantes para a saúde pública no país, como o painel Vigilância e resposta a emergências em saúde pública, que ressalta a introdução do zika no país e a recente emergência da febre amarela. Essa mesa discutirá como o país deve estar preparado em relação às arboviroses, projeção sustentada pelos estudos desenvolvidos pelo Instituto Evandro Chagas do MS. Arboviroses são doenças transmitidas por insetos, que incluem Zika vírus e dengue.

Criada em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a mostra promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como controle de malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

PREMIAÇÕES

Durante o evento, serão premiados 45 experiências bem-sucedidas e trabalhos profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. A premiação será dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; trabalhos científicos (monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado) desenvolvidos por profissionais do SUS que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde do país (pessoa física). A última modalidade irá premiar intervenções sociais bem sucedidas desenvolvidas por movimentos sociais  que contribuíram para as ações de prevenção controle e prevenção das doenças e agravos de interesse de saúde pública (pessoa jurídica).

Além destes prêmios -que totalizam 969 mil reais -, estão previstas ainda premiações que não mobilizam recursos financeiros, mas reconhecem, publicamente, o mérito do melhor artigo publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde – revista do SUS editada pela SVS/MS (Prêmio RESS evidencia); e a melhor investigação de surto conduzida pela esfera federal do SUS (Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil). Para cada mostra, três finalistas serão selecionados e a ordem de classificação será definida por votação da audiência da 15ª Expoepi, definindo o 1º, 2º e 3º colocados. Também serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas diversos da área da saúde.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Os participantes também poderão visitar a exposição de fotografias do Projeto MacroAmor, do fotógrafo  Joelson Souza. Com o apoio da União de Mães de Anjos (UMA), organização de mães sediada em Pernambuco, voltada para a garantia dos direitos das mães de crianças com microcefalia, o ensaio fotográfico, que ganhou o nome de Projeto MacroAmor, mostra com crianças acometidas pela síndrome do Zika e doenças correlatas e suas famílias. Também faz parte do programa cultural a apresentação do filme Snow, sobre o médico John Snow, reconhecido como o pai da epidemiologia moderna. Nos intervalos da programação da 15ª Expoepi serão exibidos filmes de curta metragem produzidos pelo Ministério da Saúde em todos os auditórios do evento.

VIGILÂNICIA PARTICIPATIVA

Durante o evento, o stand do Ministério da Saúde estará divulgando o aplicativo Guardiões da Saúde junto aos gestores e profissionais do SUS como uma ferramenta de vigilância. O aplicativo faz parte da iniciativa do Ministério da Saúde para a implantação desta estratégia de vigilância participativa no Brasil, com o objetivo de fortalecimento da capacidade de detecção de surtos e emergências em Saúde Pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O aplicativo foi utilizado no período dos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, com o projeto Saúde na Copa. A notificação de sintomas autorreferidos para a identificação de síndromes selecionadas mostrou-se promissora, o que reforçou a justificativa para sua utilização nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.

A programação completa da 15ª Expoepi está no site: http://www.15expoepi.org/.

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA EXPOEPI
Quarta-feira: 28/06/2014
Horário: 19 horas
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Eixo Monumental – Brasília

PORTAL DA SAÚDE