25 de outubro de 2017 Municípios discutem pactuação de serviços no Rio Grande do Norte
Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quarta-feira (25) o 1º Fórum da Programação Pactuada Integrada (PPI), realizado no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra, na capital potiguar, com a participação de secretários, técnicos e representantes dos municípios do Rio Grande do Norte. 

Por ser a capital do Estado, Natal acaba concentrando boa parte dos serviços de média e alta complexidade, o que torna necessária a pactuação com outros municípios potiguares. “Hoje Natal oferece serviços para todos os municípios do Rio Grande do Norte. Cirurgia cardíaca e neurocirurgia, por exemplo, são feitas em Natal”, destacou Patrícia Câmara, diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC). 

A secretária de Saúde de Natal, Saudade Azevedo, destacou a importância do fórum para o avanço das pactuações. “Temos a possibilidade de discutir o que Natal vem fazendo com as pactuações que já foram feitas e também mostrar o que Natal pode oferecer daqui para frente, para começar a elaborar as pactuações que serão feitas no próximo ano”. 

O secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, representou a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), na condição de secretário-geral da Instituição, durante o primeiro dia de debates. No segundo dia de atividades, a secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi e 2ª vice-presidente do Cosems-RN, representará a Instituição nas discussões.

Nesta quarta, participaram cerca de 250 representantes dos municípios que compõem a 1ª, 3ª, 5ª e 7ª regionais de saúde.Já nesta quinta-feira (25) os municípios integrantes da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª regiões de saúde contribuirão com as discussões. 

PROGRAMAÇÃO

A programação do encontro conta com apresentações sobre: financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC); resultado do estudo da PPI, relação entre pactuado e estudado; grade de serviços ofertados pelo município de Natal; e simulação da câmara de compensação.