CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de maio de 2019

Nova diretoria do Cosems-RN tomará posse nesta quarta

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) empossará sua nova diretoria executiva, conselho fiscal e conselho diretor, nesta quarta-feira (15). O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, a partir das 11 horas.

A nova direção, que guiará o Colegiado nos próximos dois anos, foi eleita em assembleia geral em 17 de abril. Aberto em 15 de março de 2019 o processo eleitoral foi conduzido pela comissão formada por Solane Maria Costa (presidente), Simone Helena de Azevedo França (relatora) e José Sueldo Guedes de Queiroz (secretário), ambos pertencentes aos quadros do Conselho. A nova configuração do Colegiado, eleita em chapa única, por aclamação, tem a secretária municipal de saúde de Doutor Severiano, Maria Eliza Garcia, como nova presidente.

Pedagoga, Maria Eliza Garcia, 49, é natural de Pau dos Ferros. Radicada em Doutor Severiano, Eliza está há 10 anos à frente da secretaria de saúde deste município e sempre participou ativamente das discussões em torno do Sistema Único de Saúde (SUS) nas plenárias do Conselho de Secretarias, onde já foi vice-presidente regional e primeira vice-presidência da Instituição.

A presidente-eleita encara sua nova missão com humildade e promete uma gestão de continuidade e avanços. “O Cosems-RN é respeitado em todo o Estado. É nossa intenção dar continuidade à essa gestão de zelo aos secretários implantada pela atual presidente Debora. A gente também tem a intenção de fortalecer nosso olhar técnico junto aos gestores, pois o Estado tem deixado muito a desejar e, infelizmente, temos várias lacunas abertas”, destacou.

COMPOSIÇÃO

Gestora de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, passa da segunda para a primeira vice-presidência do Conselho. Agora, a segunda vice-presidência fica com Regina Célia Guimarães, secretária de Cerro Corá. Maria Emília Pinheiro, gestora de Monte Alegre, foi eleita para ocupar a secretaria geral do Cosems. Jalmir Simões da Costa, gestor de São Gonçalo do Amarante deixa a secretaria geral do Colegiado e ocupa a secretaria de articulação interinstitucional do Conselho de Secretarias. Debora Costa dos Santos, gestora de São José do Seridó, deixa a presidência do Conselho para responder pela diretoria financeira do Cosems-RN.

O conselho fiscal, responsável por supervisionar as finanças do Colegiado, continua com Lucianny Edja Guerra de Macena, gestora de Macau e Maria Auxiliadora Silva Sena, secretária de Alto do Rodrigues, respondendo pela primeira e segunda titularidade, respectivamente. O gestor Alexandre Inácio da Silva, de Areia Branca, passa a ser o terceiro membro titular do conselho fiscal. As três suplências do conselho fiscal ficam com os gestores de Japi, Graciane Clecia Dantas (primeira suplente), de Jardim de Angicos, José Mário Barbosa (segundo suplente) e de Porto do Mangue, Max Bruno dos Santos Andrade (terceiro suplente).

REGIONAIS

As vice-presidências regionais, na primeira região de saúde (Litoral Sul/Agreste), ficam com Maria Emília Pinheiro (titular) e Elisabeth de Lima Sousa (suplente), respectivamente, secretárias municipais de saúde de Monte Alegre e Passa e Fica.  Já na região Oeste (segunda região de saúde), as vices ficam com Marcia Cristina (titular) e Maria da Saudade de Azevedo (vice), respectivamente, secretárias de Tibau e Mossoró. Josimary Costa (Pedra Grande) e Clara Gertrudes (Riachuelo) foram escolhidas vices, respectivamente, titular e suplente, da terceira região de saúde (Mato Grande/Salineira).

Na região Seridó (quarta região de saúde), as vices escolhidas foram Evaneide da Silva (titular) e Maria José Alves (suplente), respectivamente, gestoras de Serra Negra do Norte e Acari. Nas regiões Trairi e Potengi (quinta região de saúde), as vices ficam com Cássia Penha e Elisa Maria, respectivamente, secretárias municipais de saúde de Serra Caiada e São Tomé. Ângela Wilma Rocha, gestora de Major Sales e Maria do Socorro Araújo Cunha, gestora de Lucrécia, foram escolhidas, respectivamente, titular e suplente da sexta região de saúde (Alto Oeste).

Angela Braz (Extremoz) e Gisleyne Medeiros (Macaíba), ficam com as vice-presidências da região Metropolitana (sétima região de saúde). Finalizando, o Vale do Assú (oitava região de saúde) escolheu Maria Auxiliadora (titular) e Charllys (suplente), respectivamente, gestores de Alto do Rodrigues e Ipanguaçu.