CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de junho de 2019

NOVA DIRETORIA DO COSEMS TEM PRIMEIRA AUDIÊNCIA COM TITULAR DA SESAP

Por Ascom Cosems-RN

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (05) a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) esteve com Cipriano Maia, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em quase duas horas de esclarecimentos e alinhamentos de ideias, a presidente Maria Eliza Garcia, a primeira vice-presidente Dailva Bezerra, a segunda vice-presidente Regina Célia, a secretária geral Maria Emília Pinheiro, o secretário de articulação interinstitucional Jalmir Simões e a diretora financeira Debora Costa, trataram sobre diversos temas com o gestor estadual do SUS (Sistema Único de Saúde).

Neste primeiro encontro entre a nova diretoria executiva do Cosems-RN e o secretário Cipriano Maia, foram discutidas questões em torno do processo de regionalização, papel das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), consórcios públicos, Redes de Atenção à Saúde, abastecimento dos hospitais estaduais, cirurgias ortopédicas, fechamento do Hospital Ruy Pereira e planificação do SUS, entre outros.

Para Cipriano Maia, o ideal é que seja mantida a cooperação entre Sesap e o Conselho de Secretarias. “É interessante que possamos manter estes encontros mensalmente. O diálogo constante entre a gestão estadual e a municipal, através do Cosems, principalmente nos dias que antecedem a reunião da [Comissão Intergestores] Bipartite, será muito benéfico para o SUS em nosso Estado”, disse.

De acordo com a presidente Maria Eliza, esse primeiro encontro serviu para esclarecer alguns pontos. “A nossa bandeira é o SUS, são as pessoas. Precisamos que as coisas aconteçam. Precisamos melhorar nosso Rio Grande do Norte. Sabemos das dificuldades e do sofrimento, e se a gente não se unir será pior”, frisou.

A realização de uma oficina, que será desenvolvida pela Sesap e Cosems, ficou pré-pactuada. A ideia é que uma capacitação seja direcionada aos municípios sobre alimentação de sistemas que compõem o SUS, seguindo a ótica da regionalização no Estado do Rio Grande do Norte.