CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de agosto de 2019

Presidente do Cosems destaca importância da Vigilância Sanitária em evento realizado pela SMS Natal

Por Ascom Cosems-RN

Como apoiador das ações de Vigilância Sanitária desenvolvidas nos municípios potiguares, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou nesta segunda-feira (5) da abertura da VIII Semana de Vigilância Sanitária de Natal, evento realizado na sede do SEBRAE pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. O encontro tem programação até a próxima sexta (9).

A realização da VIII Semana de Vigilância Sanitária de Natal também contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), SEBRAE, Cosems-RN e com a Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O evento tem o intuito de debater amplamente a Vigilância Sanitária e seus caminhos de inclusão, desenvolvimento econômico e segurança sanitária.

“Uma Vigilância forte impede que problemas maiores aconteçam nos municípios. O Cosems está aqui pra mostrar que é parceiro e que as Vigilâncias dos municípios ainda têm muito a evoluir e os municípios estão se organizando neste sentido. É importante que a gente possa replicar essa experiência desenvolvida por Natal nos demais municípios do Estado. É vigiando que a gente melhora, é cuidando que a gente evita e é importante que todos os anos possamos parar pra avaliarmos e planejarmos ações em nossos municípios”, destacou a presidente do Cosems, Maria Eliza Garcia.

O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a representante da Anvisa, Fernanda Home, o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes, o chefe do setor de Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio Moura, a subcoordenadora de Vigilância Sanitária do RN, Leila Maria Ramos Matos e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal, Juliana Araújo, foram as autoridades que participaram da abertura da VIII Semana de Vigilância Sanitária de Natal ao lado da presidente Maria Eliza Garcia.

EDIÇÕES ANTERIORES

Ao longo dos últimos vinte anos, a Vigilância Sanitária do Natal tem avançado na busca da discussão do seu papel com a sociedade, com o objetivo de apresentar o escopo de sua atuação e seus desafios. Nesse sentido, realizou seis semanas de Vigilância Sanitária, apresentando as ações do Serviço na promoção, prevenção e proteção à saúde, tendo o primeiro evento acontecido em 1998.

Em 2002, ocorreu a II Semana de Vigilância Sanitária do Natal que teve como tema: “Vigilância Sanitária: Um Desafio para os Municípios”. Em 2005, aconteceu a I Jornada Norte-Nordeste de Vigilância Sanitária conjuntamente com a III Semana de Vigilância Sanitária, com o tema: “Vigilância Sanitária: Olhares e Escutas, Antigas Questões, Novos Desafios”. Em 2009, foi realizada a IV Semana em conjunto com o I Encontro Latino Americano de Vigilância Sanitária – I ENLAVISA, com o tema: “Vigilância Sanitária na Perspectiva da Cidade Saudável”.

A V Semana de Vigilância Sanitária do Natal aconteceu em 2016 com o tema: “Vigilância Sanitária na Perspectiva do SUS e da Sociedade” e a VI Semana, aconteceu em 2017, com o tema: “Vigilância Sanitária: Simplificando com Segurança”.

Em 2018, aconteceu a VII Semana de Vigilância Sanitária, com o tema: “Vigilância Sanitária – Diversidade da Atuação e Impactos na Saúde”, a qual foi mais uma oportunidade de discussão deste campo de atuação da saúde coletiva.