9 de maio de 2019 Projeto “Maternidade-escola em rede” foi premiado durante 7º Congresso Norte e Nordeste
Por Ascom Cosems-RN

O projeto “Maternidade-escola em rede: assistência, ensino, pesquisa e apoio matricial para o nascer saudável em Mossoró/RN”, foi escolhido como o melhor trabalho do Rio Grande do Norte apresentado durante o 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Fortaleza/CE, entre 29 de abril e 1º de maio.

Uma autoria de Larizza Souza Queiroz Lopes, Lorrainy da Cruz Solano, Maria da Saudade de Azevedo Moreira Machado, Nikellyne Keyke Maia Monteiro e Ricardo Burg Ceccim, o projeto tem o objetivo de desenvolver, de modo inovador, o modelo maternidade-escola em rede, envolvendo parceria com as universidades públicas locais, secretarias municipais e secretaria estadual da saúde, além dos movimentos de mulheres, estudantes, residentes, professores, preceptores, gestores e população.

Ao todo, gestores dos 16 estados que compõem as regiões Norte e Nordeste do Brasil submeteram 250 trabalhos no Congresso. Destes, 120 foram aprovados e apresentados, e apenas 16 premiados. Além do projeto “Maternidade-escola em rede: assistência, ensino, pesquisa e apoio matricial para o nascer saudável em Mossoró/RN” as experiências potiguares “Coleta e descarte de medicamentos do município de Alto do Rodrigues/RN” e “Uma experiência exitosa da cogestão em saúde no município de Riachuelo/RN” também foram levadas ao Congresso.

O trabalho “Maternidade-escola em rede: assistência, ensino, pesquisa e apoio matricial para o nascer saudável em Mossoró/RN” foi apresentado no evento pela apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), que também é autora da iniciativa, Nikellyne Keyke Maia Monteiro.