11 de julho de 2019 Representante da AF do Cosems-RN participa de condução de Seminário em Caicó
Por Ascom Cosems-RN

O representante da Assistência Farmacêutica (AF) do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Kleber Lomonte, participou nesta quarta-feira (10), no auditório do Hospital Regional do Seridó, em Caicó, do Seminário que discutiu a “Assistência Farmacêutica: conhecendo os fluxos de acessos aos medicamentos”. Na oportunidade, também foi realizada Oficina de Revisão da Remume (Relação Municipal de Medicamentos) de Caicó.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó em parceria com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a IV URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública). Voltado para profissionais médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde de Caicó, o encontro foi conduzido pelo grupo de trabalho da AF de Caicó e residentes, com contribuição de Kleber Lomonte e Tiago Vieira (diretor técnico da Unidade Central de Agentes Terapêuticos – Unicat/RN), entre outros.

Com o objetivo de apresentar aos participantes o serviço de Assistência Farmacêutica municipal e sua portaria de regulamentação, além do funcionamento das farmácias distritais e o serviço prestado pela Unicat – seus elencos, protocolos e a estratégia do SUS Mediado; o Seminário foi um desdobramento da reestruturação da AF no município de Caicó.

”De extrema importância para os profissionais e para a população caicoense, o Seminário teve a intenção de apresentar a disponibilização de fluxos e elencos de medicamentos, além de sensibilizar os prescritores sobre as condições socioeconômicas dos pacientes e a atuação dos profissionais no âmbito do SUS”, destacou o representante da Assistência Farmacêutica do Cosems-RN, Kleber Lomonte.