CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de junho de 2017

Representante do CONASS defende formação de consórcios municipais de saúde

Por Ascom Cosems-RN

O representante do CONASS, René José Moreira dos Santos, que participou nesta segunda-feira (26) no Praiamar Hotel, em Natal, do Encontro do Estadual de Planejamento e Gestão do SUS, defendeu a formação de consórcios intermunicipais para a assistência à saúde, conforme preconiza a Regionalização da Saúde.

Ao proferir palestra no encontro, o representante do Conass disse que “pra se fazer Regionalização da Saúde, em primeiro lugar nós temos que repensar o modelo de gestão. E é claro que temos que colocar nesta discussão o modelo de financiamento”, pontuou. “Nós estamos discutindo o processo de Regionalização do SUS em duas bases: a Regionalização e a implantação de redes de Saúde (atenção primária à saúde). O foco nesta discussão é que modelo de financiamento teremos”.

No entendimento de René esse processo tem que ser Bipartite entre Estado e municípios, colocando que outro grande desafio é o planejamento Regional integrado entre os municípios. “O consórcio de Saúde é uma das boas respostas que estamos tendo em alguns estados, como o Paraná e Ceará para enfrentamento das crises fiscal, econômica e até política pelas quais o Brasil passa”, ressaltou.

PORTAL DA SESAP