CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de outubro de 2019

 Centro Clínico José Carlos Passos atende diversas especialidades em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Localizado no bairro da Ribeira e pertencente ao Distrito Sanitário Leste da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o Centro Clínico Zeca Passos – antiga Policlínica Dr. José Carlos Passos, é referência em atendimento especializado na cidade. Com atendimento multiprofissional, ou seja, com especialistas de várias áreas, a Unidade oferece cerca de 26 especialidades médicas, contudo, a área de reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia) também é um dos mais requisitados pela população.

Atualmente, o Centro Clínico possui 49 médicos especialistas, com destaque para as áreas de oftalmologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, reumatologia, ginecologia, dermatologia, neurologia e outros mais. “Aqui ofertamos várias especialidades médicas para a população. Porém, contamos com uma ótima estrutura para reabilitação terapêutica, assim como ultrassonografia, pequenas cirurgias e outros procedimentos”, conta Josineide Barbosa, diretora e administradora do Centro Clínico Zeca Passos.

Com levantamento feito no período entre os meses de maio e julho, foram contabilizados 11.854 pessoas atendidas. Detalhe para as consultas médicas realizadas no mês de julho, que somou 5.035 ocorrências, sendo 240 atendimentos por dia.

Com instalação ampla e instrumentos modernos, o setor de reabilitação da Policlínica também é uma das boas referências da saúde pública municipal. “A reabilitação é composta pela fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Atendemos toda a cidade após o encaminhamento da rede municipal. Trabalhamos com ortopedia, neurologia, reumatologia e traumatologia”, afirma o fisioterapeuta e coordenador do setor, Glauco Silva.

Com uma média de 60 atendimentos por dia, o setor conta com quatro fisioterapeutas, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional. Ainda de acordo com Glauco Silva, a fisioterapia é muito importante para os pacientes que sofrem de condições debilitantes resultantes de acidentes, traumas ou doenças. “A grande importância da fisioterapia é você devolver a qualidade de vida que já existia antes de algum trauma. É reabilitação. Por exemplo, o paciente que teve AVC (Acidente Vascular Cerebral) consegue controlar a pressão, porém, ele acaba ficando com movimentos limitados, por isso a importância desse serviço para o usuário”, finaliza.

Morador do bairro Planalto, Zona Sul de Natal, Aristóteles Garcia, de 48 anos, sofreu uma queda recentemente e lesionou o ombro esquerdo. Há um mês, o vigilante faz reabilitação no Centro Clínico Zeca Passos. “Aqui o tratamento é de primeira. Não é a primeira vez que venho aqui fazer fisioterapia. Sempre sou bem atendido e nunca faltou nada”, admite.

Conhecido mundialmente como derrame, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) requer certos cuidados, com isso o tratamento também é feito na área de reabilitação. Em outra sala do setor e sabendo que a Fonoaudiologia é a ciência que cuida dos distúrbios da comunicação, a fonoaudióloga Taiany Duarte destaca os principais serviços e ressalta a importância das sessões. “A maioria dos meus pacientes sofreram de AVC. Então esse paciente é atendido duas vezes na semana. Na consulta a gente faz o primeiro contato, depois avaliação e mais tarde a triagem”, explica.

No entanto, além da Policlínica, o Centro Clínico é composto por mais três segmentos. São eles: Laboratório Central do Município, Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso (Ceasi) e a sede do Distrito Leste. As consultas podem ser agendadas após avaliações feitas pelas Unidades de Saúde. Inicialmente, o paciente passa pelo clínico geral, assim, dependendo do grau da doença, ele é encaminhado com uma ficha de referência para qualquer Centro Clínico da cidade.

IMPRENSA SMS