CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de outubro de 2018

CERPIC promove curso de capacitação em cromoterapia

Por Ascom Cosems-RN

O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovendo um curso de capacitação em cromoterapia, no Auditório da Maternidade Araken Pinto. A proposta tem o objetivo de ampliar as práticas integrativas e complementares e a implementação da cromoterapia na atenção básica. O curso conta com as parcerias do Departamento da Atenção Básica e do Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-serviço (Sepaes).

A enfermeira do Cerpic, Natalie Sofia Rocha, que leciona o curso, explica,  “a cromoterapia é uma terapia que faz uso das luzes coloridas no corpo para obter reequilíbrio energético, além de saúde porque ela atua diretamente na célula”. Esse tipo de tratamento também pode ser utilizado durante o trabalho de parto. Segundo Natalie, as cores azul e lilás são frequentemente utilizadas no ambiente para tranquilizar a futura mãe.

“ Cada cor tem uma função no organismo, ela pode ativar, diminuir a dor, estimular o trabalho de parto, diminuir o sangramento, cedar, regula a função da célula do tecido do organismo, entre outras funções”, explica a enfermeira, a cor que será utilizada depende da situação que a paciente está passando.

O público alvo do curso são 30 profissionais de saúde da atenção básica. A capacitação se estende futuramente para os profissionais da atenção especializada. O curso dura 30 horas, começando nesta segunda-feira (29) e finalizando na terça-feira (30), a parte teórica. Já a prática acontece no CERPIC com data a ser definida.

ASSESSORIA DE IMPRENSA