CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de novembro de 2018

Fórum destaca atendimento em Saúde Escolar pela rede assistencial

Por Ascom Cosems-RN

Profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação estão reunidos hoje, 28,  no Fórum de Saúde Escolar, para tratar da deficiência de aprendizagem na escola pública. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Especializado em Deficiências de Aprendizagem Escolar – NEDAPE, o evento acontece no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Daliana Dantas, coordenadora do NEDAPE, explica que neste ano, já foram feitos mais de três mil atendimentos em saúde escolar. “Profissionais da rede assistencial identificam e encaminham os alunos com deficiência de aprendizagem até o NEDAPE para oferecer um serviço clínico e terapêutico com apoio de uma equipe multiprofissional”, disse.

Dentre os assuntos promovidos pelo fórum estão os aspectos a serem observados nas crianças encaminhadas para o atendimento junto a assistentes sociais, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e pedagogos do no NEDAPE.

“Normalmente, as crianças diagnosticadas com deficiências na aprendizagem escolar podem sofrer com outras implicações decorrentes do problema, de ordem social e emocional. Nossa equipe está pronta para lidar com estes desafios e colaborar com a saúde destas crianças”, disse a coordenadora Daliana Dantas.

O NEDAPE 

O  Núcleo Especializado em Deficiências de Aprendizagem Escolar – NEDAPE é formado pela mesma equipe que integrava o antigo Centro Avançado de Saúde Escolar – CASE, que foi extinto neste ano com fins à reordenação dos serviços de saúde prestados pelo centro, acatando uma recomendação do Ministério Público do RN. Nos últimos dez anos, do CASE ao NEDAPE, foram realizados mais de 49 mil atendimentos em saúde escolar.