11 de março de 2019 Março Lilás leva diversas ações de promoção à saúde da mulher em Natal
Por Ascom Cosems-RN


O mês de março será dedicado às mulheres no município de Natal. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal veste-se de Lilás em homenagem às mulheres. O Março Lilás é uma campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Em Natal, com a temática “Um mês dedicado à saúde delas”, a SMS Natal realizará diversas ações de promoção à saúde das mulheres.   

A campanha do Março Lilás será lançada oficialmente no próximo sábado, dia 16, quando acontece a primeira edição do ano do projeto Mulher 365 – o cuidar passa por todas as estações. Mas ao longo do mês, as unidades de saúde realizarão diversas ações de promoção à saúde da população feminina, como testes rápidos, medida de pressão arterial, distribuição de preservativos femininos e masculinos, consultas médicas, palestras, momentos de saúde e beleza, intensificação do exame citopatológico (preventivo), entre outros. conforme programação abaixo. 

O Projeto Mulher 365 é um projeto municipal que, como o nome já sugere, visa ter um cuidado especial com a saúde das mulheres durante todas as estações do ano. Este projeto também tem como objetivo a detecção precoce do câncer do colo do útero, realizada através da intensificação do exame citopatológico 

Para além disso, o Projeto Mulher 365 promove a abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante um sábado de cada mês, especialmente para o atendimento das mulheres que não possam se dirigir pessoalmente às UBS no período de segunda à sexta-feira, no intuito que elas também possam ter a oportunidade de cuidarem da sua saúde.  No ano passado, cada unidade de saúde participantes do projeto realizou em média 50 exames citopatológicos preventivos durante os sábados.  

Na edição especial do próximo sábado (16), o Projeto Mulher 365 terá sua primeira edição de 2019 e realizará atendimentos desde as 8 até às 13 horas, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Norte I – UBS José Sarney; Norte II – UBS Planície das Mangueiras; Sul – UBS Candelária; Leste – UBS São João; e Oeste – Guarapes e Cidade Nova.  

“A maior importância deste projeto é a orientação para as mulheres sobre o alerta da necessidade da realização do exame preventivo, porque ele é o único exame capaz de detectar o câncer do colo do útero.  Apesar de muitas mulheres acharem erroneamente que o problema é sempre detectado na ultra, não é. E quanto mais exames forem feitos mais cedo o problema poderá ser detectado e mais chances de cura o problema terá” destaca Alessandra Frazão, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

PROGRAMAÇÃO

11 a 15/03 – Unidade de Saúde do Guarita 

11 a 15/03 – Unidade Básica de Saúde das Quintas 

12/03 – Unidade de Saúde de Novo Horizonte 

15/03 – Academia Center Fitness – Guarita – Palestra e aula prática de atividade física 

15/03 – Unidade de Saúde de KM 6 – Dia da Mulher 

16/03 – Projeto Mulher 365 – José Sarney, Candelária, Planície das Mangueiras, São João, Guarapes e Cidade Nova.

18/03 – Auditório CEI Leste II 

18/03 – Unidade de Saúde do Panatis – Reunião com gestantes sobre alterações fisiológicas e prevenção do câncer de colo de útero. 

19/03 – Sala de Espera da USF Guarita 

21/03 – Associação de Bairro da Guarita 

21/03 – Unidade de Saúde do Vale Dourado – Dia D do Março Lilás 

23/03 – Unidade de Saúde de Bairro Nordeste 

27/03 – Unidade de Saúde do Panatis – Dia D do Março Lilás 

28/03 – Escola Estadual Stella Gonçalves 

29/03 – Unidade de Saúde de Felipe Camarão II.

ASSESSORIA SMS NATAL