CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 13 de março de 2019

Maternidade  Araken Pinto completa três anos de funcionamento 

Por Ascom Cosems-RN

No dia 8 de março, a Maternidade Araken Irerê Pinto completou três anos de funcionamento. A comemoração será realizada no dia 20 deste mês, quando será realizada uma ação na maternidade, que haverá lanche, música, além da exposição fotográfica da sua história. A Maternidade conta com uma estrutura de 40 leitos, onde são realizados por volta de 240 partos por mês, entre eles 80 cesarianas. A Araken é equipada com 36 enfermeiras e mais de 40 médicos, estando presentes por dia 3 obstetras, 2 pediatras, 1 anestesiologista e em cada setor um profissional de enfermagem para atender as pacientes. 

Daiane Alves de Santana, que teve bebê no último domingo, relata um pouco de sua experiência. “Amei ter meu bebê aqui. É meu primeiro filho, e foi muito bom porque me senti acolhida”. A diretora da maternidade, Aloma Tereza Fonseca, ressalta “Nesses três anos viemos evoluindo, e quando você trabalha com nascimento é uma obrigação você evoluir todos os dias, nós temos um acolhimento humanizado cada vez melhor. Nos preocupamos muito em fazer o paciente se sentir bem e seguro”.   

Outro parto realizado no domingo foi o de Jessica Juliana Pereira, que foi por meio da cesariana. “Fui bem atendida aqui, meu parto correu bem graças a Deus. Tive a Maria Helena, minha segunda filha”. Já Williane Barbosa teve Sofia no dia 4 de março por parto normal. “Estou muito feliz porque ela tá bem, a gente tá aqui ainda porque ela tá fazendo um tratamento na pele, mas já vai receber alta. To gostando da maternidade porque estamos sendo bem tratadas, aqui tudo é organizado, limpo. Resolvi ter ela na Araken porque conheço gente que teve bebê aqui e me recomendou”.  

Um dos serviços da Araken Pinto, segundo a diretora da maternidade, é receber grupos de gestantes de outras unidades próximas para que elas possam conhecer a maternidade e o que é oferecido, assim podendo decidir se quer realizar o parto lá. Dessa forma a gestante, no dia do parto, tem mais tranquilidade pois já conhece o local e os profissionais que vão atendê-la. Segundo a ouvidoria interna da Araken, a maternidade possui satisfação de 90% do usuário.

ASSESSORIA SMS NATAL.