CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de março de 2019

Mutirão de mamografias realizou mais de mil exames este ano

Por Ascom Cosems-RN

Para reduzir a incidência do câncer de mama no município de Natal, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, vem realizando desde ano passado o Mutirão de Mamografias. Para este ano, o Mutirão de Mamografias realizou 1.806 entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019, no Centro de Especialidades Integradas (CEI) Leste I, antigo Centro Clínico Carlos Passos, na Ribeira, Unidades de Saúde de Santarém e Nova Natal.

O Mutirão dar sequência de 18 a 29 de março realizando os exames na Policlínica Norte. Dia 1° a 12 de abril, estará na Policlínica Oeste. O calendário do mutirão poderá se estender por alguns dias, dependendo da demanda do local. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Alessandra Frazão, a mamografia é o método mais eficaz de diagnóstico para a detectação de câncer de mama. “O objetivo do mutirão é conscientizar a população de Natal sobre a importância da realização da mamografia, por ser o exame mais eficiente para a detectação do câncer de mama. Quanto mais precocemente a descoberta de algum de um tumor ou lesão, maior será a chance de cura em até 95% dos casos”.

As mamografias são gratuitas com demanda aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar o documento de identificação, CPF e o comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Já para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica.

ASSESSORIA SMS NATAL