CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de março de 2019

Natal: Vigilância em Saúde discute elaboração do Plano de Contingência da Saúde 

Por Ascom Cosems-RN

  

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), por meio do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, realizou na quinta-feira (14), no Auditório do DVS, a primeira reunião para a construção e discussão do Plano de Contingência da Saúde.  

De acordo com a responsável técnica pelo Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres, Denise Oliveira, o Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. “O intuito é treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais”.  

Como um documento norteador de tomadas de decisões em hora de ocorrência adversa da normalidade, o plano foi apresentado à secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Genilce Almeida, e aos departamentos e Distritos Sanitários da SMS para conhecimento e discussão sobre as diversas ocorrências na construção do documento.  

O Plano foi instituído pela Lei 12.608 de 10.04.12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, onde cada esfera de Governo e cada órgão possui competências a serem desenvolvidas e incorporadas às ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal, como criando políticas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil.  

“A importância na saúde é que mesmo havendo o desastre, o atendimento normal da população que não foi atingida, precisa continuar acontecendo, sem solução de continuidade. O plano está em processo de construção e outras reuniões irão acontecer para discussão”, destacou Denise. 

IMPRENSA SMS NATAL