CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de outubro de 2019

NATAL: Vigilância Sanitária alerta contra golpe e explica como funcionam as fiscalizações 

Por Ascom Cosems-RN

Nas últimas semanas, criminosos têm se utilizado de um dos trabalhos da Vigilância Sanitária de Natal (Visa Natal), que é fiscalizar estabelecimentos comerciais para garantir que os mesmos não ofereçam riscos para a saúde da população, para tentar aplicar golpes nos comerciantes.

A abordagem é sempre a mesma. Ligam se identificando como profissionais da Visa Natal, muitas vezes como o próprio chefe da Vigilância da capital, José Antônio, porém utilizando outro nome, mas a mesma foto chefe da Visa, alegando que irá ser feita uma fiscalização e que o estabelecimento corre o risco de ser fechado, mas que para evitar que isso não ocorra, basta pagar uma determinada quantia em dinheiro. Apenas a ligação já é motivo para que a população desconfie, pois não é a prática utilizada pela Visa Natal.

“As fiscalizações são feitas sem avisar. Não ligamos para ninguém informando que vamos fazer uma fiscalização, pois queremos analisar o local da forma como ele funciona normalmente”, destacou José Antônio, chefe da Vigilância Sanitária de Natal.

Outro fator de desconfiança é a cobrança de qualquer valor, já que isso fica de responsabilidade apenas da Secretaria de Tributação. “Não existe cobrança de nada por parte dos fiscais da Vigilância Sanitária. Fazemos a fiscalização e é deixado apenas o Termo de Inspeção Sanitária com as providências que o estabelecimento deve tomar para regularizar sua situação”, explicou José Antônio.

Por fim, o chefe da Visa Natal disse que quem desconfiar de alguma ligação ou visita de uma pessoa se identificando como da Vigilância, deve procurar a polícia. “Todos os profissionais da Vigilância estão identificados com crachás e geralmente trabalham em dupla. Se desconfiar da postura, deve procurar a polícia. É importante que essa pessoa seja presa em flagrante”.

IMPRENSA SMS