CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de setembro de 2019

Natal: Vigilância Sanitária disponibiliza aplicativos voltados para alimentação saudável  

Por Ascom Cosems-RN

 

Buscando auxiliar a população a manter uma rotina de alimentação mais saudável e combater o desenvolvimento das chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) – como hipertensão e diabetes – a Vigilância Sanitária (VisaNatal) disponibiliza dois aplicativos para a população.  

Podendo ser baixado para o sistema operacional ‘Android’, o ‘Rótulo Saudável’ – que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – funciona de maneira simples. Basta o consumidor pegar as informações nutricionais na embalagem de um produto e colocar no aplicativo, que irá mostrar se o alimento está dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, a ferramenta já foi baixada mais de cinco mil vezes no Google Play e tem avaliação de 4,5 (o máximo é 5). 

Já o Minha Horta, também feito em parceria com a UFRN, traz as informações necessárias para que a população possa montar sua própria horta. A ferramenta indica os locais mais adequados, adubação, manejo e os tipos de plantio. A ideia é que a pessoa passe a produzir os próprios alimentos.  

Os aplicativos fazem parte de uma série de ações feitas pela Vigilância Sanitária de Natal para promoção de uma vida mais saudável. Exemplo disso é o projeto ‘Laços Promoção da Vida’, que tem sido levado para diversos locais da capital potiguar atua em diferentes temáticas, sendo o verde, que fala do ambiente saudável, o laranja, que trata da alimentação, e o azul, que destaca a importância da atividade física para a prevenção de doenças.  

Links para os aplicativos:  

Minha Horta 

IMPRENSA SMS NATAL